REPLANEJANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

Redesigning an inquiry-based teaching sequence of energy conservation

Autores: Marivaldo Parma, Eduardo Luís Brugnago e Alex Bellucco

Neste trabalho apresentamos uma sequência didática investigativa cujo enfoque foi inicialmente o ensino do Princípio de Conservação de Energia. A investigação envolveu o planejamento e a realização de um experimento de lançamento de uma esfera sobre uma rampa inclinada. A atividade foi elaborada e aplicada coletivamente por um grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública de nível médio, na cidade de Joinville, SC. No desenvolvimento das atividades ocorreram, entretanto, percalços que acarretaram mudanças significativas na sequência didática. Essas alterações levaram-nos a discutir sobre como lidar com os erros/falhas em uma sequência didática e como planejar as ações educativas de caráter experimental para que as limitações práticas não comprometam o ensino de ciências e, mais do que isso, que ajudem a construir uma visão menos idealizada de ciência.

In this work we present a inquiry-based teaching sequence whose focus was initially the teaching of energy conservation principle. The research involved the planning and realization of experiment in which a ball is released on an inclined ramp. The activity was prepared and implemented collectively by a group of Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching in a public school. The development of the activities involved, however, mishaps that led to significant changes in the teaching sequence. These changes have led us to think about how to deal with errors/failures in a didactic sequence and how to plan the educational actions with experimental basis so that the practical limitations do not compromise the teaching of science and, more than that, to help building a less idealized science vision.

sequência de ensino investigativa; atividades experimentais; erro; conservação da energia.

inquiry-based teaching sequence; experimental activities; error; energy conservation.