ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA LEITURA SEGUNDO A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA

Education of Scientific Concepts in the Context of Deafness: A Reading According to a Socio-Historical Perspective

Autores: Rosilene Montalvão Santos, Jane Souza Silva, Lidiane de Lemos Soares Pereira, Sandra Cardoso de M. Ribeiro, Claudio Roberto Machado Benite e Anna M. Canavarro Benite

Os processos de elaboração de conceitos ocorrem se o sujeito estiver inserido no meio social e em contato com outros. Os surdos entendem o mundo pela Língua de Sinais que é visuo-espacial, dessa forma a apreensão de conceitos científicos ocorrerá se a mediação simbólica propiciar esse entendimento. Partindo do exposto anteriormente, a presente pesquisa-ação teve como objetivo avaliar o processo de apreensão dos conceitos científicos, em meio à utilização de recursos imagéticos durante a realização de aulas com um aluno surdo nas dependências do Laboratório de Ciências de uma Instituição de Ensino Superior Pública do Estado de Goiás. Nossos resultados permitem inferir que o aluno surdo é favorecido quando se utiliza os recursos imagéticos apropriados, e quando a língua de sinais se constitui como mediadora das operações intelectuais por parte do surdo.

The processes of elaboration of concepts occur if the subject is inserted in the social environment and in contact with others. The deaf understand the world through the sign language that is visuo-spatial, so the apprehension of scientific concepts will occur if symbolic mediation provides this understanding. Based on the above, this action research aimed to evaluate the process of apprehension of scientific concepts, in the midst of the use of imaging resources during classes with a deaf student in the premises of the Laboratory of Sciences of a Public University. Our results allow us to infer that the deaf student is favored when using the appropriate imaging resources, and when sign language is a mediator of intellectual operations by the deaf.

Conceitos, Atividades de Laboratório, Surdez, Mediação

Concepts, Laboratory Activities, Deafness, Mediation