A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

The employment of experimental activity in physics education: an experience from the supervised training

Autores: Ianara Viana Vieira, Taylan Corrêa Maia, Jeisane da Silva Almeida Gonçalves e Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

Resumo

O presente artigo traz o relato das experiências desenvolvidas no Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará. O trabalho teve como campo de estágio, uma turma do ensino fundamental da rede pública da cidade de Marabá/PA. O objetivo da pesquisa foi propor um experimento com materiais de baixo custo que auxilie no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de óptica, que é o ramo da Física responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz. A metodologia foi dividida em três momentos: primeiramente foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o conteúdo de óptica e planejamento da aula introdutória; no segundo momento houve a execução da aula introdutória sobre o conteúdo e aplicação de questionário; finalizando com a execução da experimentação em sala de aula e aplicação do mesmo questionário para análise comparativa dos dados coletados antes e após a intervenção metodológica. O bom desenvolvimento dos alunos a proposta apresentada mostrou a eficiência do experimento “reflexão total e fibra óptica” na compreensão do assunto sobre óptica. O que possibilitou aos educandos um ensino significativo, levando em consideração que ele, o aluno, é construtor e possuidor de ideias, além de contribuir para a construção do conhecimento científico.

Abstract

This article contains a report on the experiences of the supervised training of Natural Sciences Course at the Pará State University. The study had the training field, a class elementary education in public schools of the city of Marabá / PA. The objective of the research was to propose an experiment with low-cost materials to assist in the teaching and learning process of optical content, which is the branch of physics responsible for the study of the phenomena associated with light. The methodology was divided into three stages: it was first carried out a survey of students prior knowledge about the optical content and planning of the introductory class; the second time was the implementation of the introductory class on the content and application of questionnaire; ending with the execution of the experimentation in the classroom and the same questionnaire applied to comparative analysis of data collected before and after the methodological intervention. The good development of students presented the proposal showed the experimental efficiency "total reflection and optical fiber" in the understanding of the subject on optics. What enabled the students a meaningful education, taking into account that he, the student, is the builder and owner of ideas, in addition to contributing to the construction of scientific knowledge.

Palavras-chave

estágio supervisionado; atividade experimental; ensino de Física.

Keywords

supervised training; Experimental activity; physics teaching.

Texto em PDF