O USO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FISICA

The use of research teaching as a Didactic-Pedagogical Tool in Physics education

Autores: Matheus Fernandes Mourão e Gilvandenys Leite Sales

Resumo

Diante de um cenário de insatisfação e desinteresse na área da educação, o processo de ensino/aprendizagem busca por novas metodologias de ensino que visem motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. O presente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, que se trata de um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, foi elaborado uma unidade didática abordando um tema de Termodinâmica com uma abordagem investigativa, a fim de averiguar quais as vantagens de se usar o ensino por investigação. Também foi aplicado um questionário aos alunos a fim de avaliar a proposta metodológica. O plano e o questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio, localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos com a demonstração investigativa. O ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse estiveram presentes no momento da aplicação, provando que um ensino eficaz pode ser feito por meio dessa metodologia.

Abstract

Faced with a scenario of dissatisfaction and disinterest in the area of education, the teaching / learning process seeks new teaching methodologies that aim to motivate and interest students in their learning. The present work proposes the use of investigative teaching, which is a method that aims to stimulate students to think, question and discuss subjects in the classroom, through problem situations. The objective of this work is to evaluate how investigative teaching can be an effective tool in the teaching / learning process. For this, a didactic unit was elaborated addressing a topic of Thermodynamics with an investigative approach, in order to investigate the advantages of using research teaching. A questionnaire was also applied to the students in order to evaluate the methodological proposal. The plan and the questionnaire were applied in a high school class, located in a school in the city of Fortaleza. It was possible to observe the active participation of the students in the class and the motivation of the students with the investigative demonstration. Investigative teaching allows to conclude that motivation and interest were present at the time of application, proving that effective teaching can be done through this methodology.

Palavras-chave

Ensino por investigação. Ensino de Física. Termodinâmica.

Keywords

Teaching by investigation. Physics teaching. Thermodynamics.

Texto em PDF