A NATUREZA DA CIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

The Nature of Science and initial teacher training: analysing a didactic proposal developed in a Bachelor of Education degree (BEd) in Physics

Autores: Danielle Aparecida Reis Leite e Dayane dos Santos Silva

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um relato de experiência que descreve uma dinâmica sobre Natureza da Ciência, dinâmica esta desenvolvida em um curso de Licenciatura em Física de uma Instituição de Ensino Superior pública, localizada no estado de Minas Gerais. A atividade buscou discutir questões relativas à Natureza da Ciência por meio da problematização de algumas visões equivocadas, frequentemente associadas à produção do conhecimento científico. Envolveu 24 discentes e foi desenvolvida em dois encontros de uma disciplina do referido curso. Baseadas nas observações realizadas, ao longo do texto são apresentadas algumas reflexões que indicam a potencialidade dessa atividade para a promoção de momentos de interação e de reflexão conjunta sobre aspectos relacionados ao trabalho científico, evidenciando a necessidade de que discussões semelhantes sejam promovidas nos cursos de formação inicial de professores.

Abstract

This article presents an analysis of a report of an experience that describes a dynamic about the Nature of Science, a dynamic developed in a Bachelor of Education degree (BEd) in Physics at a Public Higher Education Institution located in the state of Minas Gerais. The activity sought to discuss issues related to the Nature of Science through problematization of some misconceptions, often associated with the production of scientific knowledge. The dynamic involved 24 students and was carried out in two lessons of the aforementioned course. Based on the observations made, some reflections are presented throughout the text that indicate the potential of this activity to promote moments of interaction and joint reflection on aspects related to scientific work, showing the need for such discussions to be encouraged in teacher training courses.

Palavras-chave

Natureza da Ciência; Formação inicial de professores; Educação; Física.

Keywords

Nature of Science; Initial teacher training; Education; Physics.

Texto em PDF