Enfatizando o aspecto preditivo da segunda lei de Newton: análise de uma experiência com alunos do ensino médio

Emphasizing the predictive aspect of Newton?s Second Law: analysis of an experience with students of secondary school

Autores: Rodolfo Alves de Carvalho Neto, Olival Freire Júnior, José Luís P. B. Silva

Resumo

Este artigo aborda os resultados de aprendizagem significativa acerca do aspecto preditivo da Segunda Lei de Newton e da limitação do determinismo clássico no domínio atômico. Estes resultados que integram dissertação de mestrado (Carvalho Neto, 2006) foram obtidos na pesquisa com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira, Salvador, Bahia. Os dados da fase exploratória, obtidos em 2004, indicaram a necessidade de uma nova abordagem de Mecânica Clássica. Reformulou-se, em 2005, a abordagem desta teoria, explicitando o seu aspecto preditivo. Nessa perspectiva, foi discutida a possibilidade de prever, via Segunda Lei de Newton, resultados de uma medida em um contexto experimental bem definido. Enfatizou- se a predição do estado clássico e da trajetória, no universo macroscópico, a partir das condições iniciais, em contraste com as predições quânticas no domínio atômico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação

Abstract

This paper deals with meaningful learning about the predictive feature of Newton?s second law and restrictions to classical determinism in the atomic domain. Its results are part of a M.Sc. dissertation (Carvalho Neto, 2006) and come from a research with students from 3rd year at high school at the Colégio Antônio Vieira, in Salvador, Bahia, Brazil. Results from the exploratory stage, held in 2004, suggested the need of a new approach to Classical Mechanics. Thus, we changed the didactical presentation of this physical theory in order to emphasize its predictive nature. In this new approach we discussed the possibility of foreseeing, through Newton?s second law, results from a measurement in a well-defined experimental context. We emphasized the prediction of the classical state and of the path of a system, in the macroscopic domain, in contrast to quantum predictions in the atomic domain. We have carried out the research as an action-research, thus, supported by a qualitative method.

Palavras-chave

aspecto preditivo da física, determinismo, aprendizagem significativa

Keywords

predictive features of physics, determinism, meaningful learning

Texto em PDF