OFICINAS DE SAÚDE E SEXUALIDADE COM TRABALHADORAS(ES) TERCEIRIZADAS(OS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Health and sexuality workshops with outsourced workers of the Federal University of Southern Bahia: an experience report

Autores: Anna Elize de Ferraz Knezevic, Anna Raquel Nunes Sanchez, Ericleide de Jesus Oliveira, Maiana Ferraz Santos Silva, Marcela Silva Santos, Isabel Cristina Belasco e Jaílson Santos de Novais

Resumo

Grupos de trabalhadoras(es) terceirizadas(os) são muitas vezes invisibilizados no ambiente institucional. Por este motivo, promovemos oficinas pedagógicas voltadas a temáticas de saúde no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) . O projeto foi realizado por estudantes e docentes durante o componente curricular “Práticas Pedagógicas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias VI”, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na UFSB. A partir da metodologia da pesquisa-ação, definimos coletivamente as temáticas das oficinas, a partir das demandas dos(as) participantes, a fim de aprimorar a discussão sobre saúde, doença, cuidado e sexualidade. As oficinas contribuíram com o conhecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), métodos contraceptivos, autocuidado, saúde no ambiente trabalho, assim, favorecendo a sensação de pertencimento e a integração entre funcionários(as) terceirizados(as), docentes e estudantes.

Abstract

Groups of outsourced workers are often invisible in the institutional environment. For this reason, we have promoted pedagogical workshops focused on health themes at the Sosígenes Costa campus of the Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). The project was carried out by students and professors during the course “Pedagogical Practices on Natural Sciences and its Technologies VI”, part of the curricular matrix of the Licentiate Degree on Natural Sciences at UFSB. Based on the scientific methodology of action research, we collectively define workshops themes, based on the participants demands, in order to improve the discussion about health, disease, care and sexuality. The workshops contributed to the knowledge about STDs, contraceptive methods, self-care, health in the work environment, thus favoring the sense of belonging and integration between outsourced employees, professors and students.

Palavras-chave

educação em ciências, ensino de saúde, saúde sexual.

Keywords

science education, health teaching, sexual health.

Texto em PDF