NANOTECNOLOGIA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Nanotechnology at school: possibilities and challenges

Autores: Lee Jing, Lee Ning, Lee J. Yun, Kathia M. Honorio, Fabiana Curtopassi Pioker, Agnaldo Arroio, Simone Alves de Assis Martorano e Miriam Sannomiya

O conhecimento em nanotecnologia pode ser abordado por diferentes recursos didáticos, como é o caso da tecnologia da informação, minimizando a barreira da transposição desse conhecimento para o ensino básico. Acredita-se, nesse trabalho, que as ferramentas tecnológicas, se bem usadas, podem ser facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem e responsáveis pela socialização das pessoas e, por conseguinte, motivadoras da sabedoria e de conhecimento científico. Este trabalho consistiu na avaliação de uma atividade para o ensino de nanotecnologia a partir do uso de uma ferramenta tecnológica (site) para alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental 2. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário de investigação pré e pós-aula. Após analisar os dados obtidos, observou-se que o ensino diferenciado, divertido e criativo suscitou um maior interesse dos alunos, permitindo uma melhor compreensão do tema (nanotecnologia) como contribuição também da área da Química.

Knowledge in nanotechnology can be approached by different didactic resources, as the use of information technology, minimizing the barrier of transposition of this knowledge. This work consisted in the evaluation of didactic resources for teaching-learning in nanotechnology. Students from the 6th and 7th grades of elementary school 2 were selected. The class was proposed starting with a brief explanation of the purpose of the lesson as well as application of a free and informed consent term, pre-class investigative questionnaire, expository and demonstrative class, and post-class questionnaire. After analyzing the results, it was observed that differentiated, fun and creative teaching provokes a greater interest among students, allowing a better understanding of this area (nanotechnology) as well as a contribution of Chemistry.

Nanotecnologia; Divulgação científica; Ensino de Química.

Nanotechnology; Scientific communication; Chemistry Education.