PILHAS E BATERIAS: DESENVOLVIMENTO DE OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Dry Cells dnd Batteries: Development of the Thematic Workshop for the Education of Electrochemistry

Autores: Rogério Pacheco Rodrigues, Flávia Fernanda Alves da Silva, Waldiclécio Ribeiro Farias, Denise Medeiros Faria, Lucas Miranda Vieira e Erika Crispim Resende

Resumo

Este artigo descreve uma metodologia de ensino a partir do desenvolvimento de oficina temática para o ensino de Eletroquímica, realizada por graduandos do curso de Licenciatura em Química a alunos da 2a série do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, ambos do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara. A Oficina foi estruturada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e na abordagem do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com objetivo de relacionar e construir o conhecimento científico a partir de uma temática contextualizada não redutiva, sendo o ponto de partida o cotidiano dos estudantes através do tema de Pilhas e Baterias. Dados obtidos através dos questionários, resolução de exercícios, comentários, atividades experimentais, lúdicas e a participação dos alunos foram avaliados com as observações e anotações dos autores deste artigo. Assim, este estudo pode fornecer informações que podem indicar as contribuições dessa metodologia de ensino na aprendizagem dos estudantes. A oficina contou com participação de vinte e cinco alunos com faixa etária entre 16 e 17 anos. Os resultados alcançados foram satisfatórios podendo ser afirmado que o ensino do conteúdo de Eletroquímica foi favorecido pela utilização da temática problematizadora e contextualizada. A proposta se mostrou eficiente promovendo discussões e o envolvimento dos alunos, principalmente durante a atividade experimental e a aplicação da atividade lúdica.

Abstract

This article describes a teaching methodology based on the development of a thematic workshop for the teaching of electrochemistry, carried out by undergraduate students of the degree in Chemistry course to the 2nd grade students of the Technical Integrated Chemistry course to High School, both from the Federal Institute of Goiás - Itumbiara Campus. The Thematic workshop was structured according to the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011) and to the approach focused on Science, Technology, Society and Environment (STSE) with the objective of relating and building scientific knowledge from a non-reductive contextualized theme, and the starting point is the daily life of the students through the theme of dry cells and Batteries. The data obtained through questionnaires, resolution of exercises, comments, experimental activities, playful activities and student participation were evaluated with the observations and notes of the authors of this article. Thus, this study may provide information that may indicate the contributions of this teaching methodology to students learning. The Thematic workshop was attended by twenty-five students aged between 16 and 17 years. Old the results achieved were satisfactory and it can be stated that the teaching of the content of Electrochemistry was favored by the use of problematic and contextualized thematic. The proposal was efficient in promoting discussions and student involvement, especially during the experimental activity and the application of playful activity.

Palavras-chave

Eletroquímica. Oficina Temática. CTSA.

Keywords

Electrochemistry. Thematic Workshop. STSE.

Texto em PDF