PRÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZADO BASEADAS EM PROBLEMAS, PARA A ABORDAGEM DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Practices of active problem-based learning methodologies for the approach of photovoltaic solar energy in the teaching of science.

Autores: Daniel Mendonça e Geraldo Lúcio Tiago Filho

Resumo

A energia vem acompanhando a evolução da sociedade desde os tempos primários. Atualmente se tornou um elemento básico na infraestrutura econômica e industrial de um país. Contudo, estudos apontam dados preocupantes da ação antropogênica; sendo a atividade inconsciente e desenfreada da exploração humana, sobre o planeta Terra, um dos fatores mais significativos e responsável pelos impactos ambientais da atual sociedade. A solução para a maioria desses problemas é alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Diante desse contexto surge a necessidade de uma educação que contemple fatores sociais, culturais, ambientais e energéticos; fatores estes que se apresentam como primordiais para desenvolver uma consciência ecológica nos indivíduos, a qual depende da educação. Mediante este contexto, este trabalho relata e descreve a aplicação de um projeto de intervenção, realizado em um colégio da rede particular de ensino, da cidade de Varginha, em Minas Gerais; onde se fez uso de metodologias ativas, para ensinar conteúdos relacionados à disciplina de ciências a partir da premissa que o colégio fez a instalação de energia fotovoltaica em suas dependências.

Abstract

Energy has been following the evolution of society since the earliest times. Currently it has become a basic element in a country economic and industrial infrastructure. However, studies point to worrisome data on anthropogenic action; being the unconscious and unbridled activity of the human exploration, on the planet Earth, one of the most significant factors and responsible for the environmental impacts of the current society. The solution to most of these problems would be to achieve the goals of sustainable development. Given this context, there is a need for an education that includes social, cultural, environmental and energy factors; factors that are presented as primordial to develop an ecological consciousness in the individuals, which depends on the education. In this context, this work reports and describes the application of an intervention project, carried out at a private school in the city of Varginha, Minas Gerais; where active methodologies were used to teach contents related to the discipline of science from the premise that the school did the installation of photovoltaic energy in its dependencies.

Palavras-chave

energia, fotovoltaica, ensino, ciências.

Keywords

energy, photovoltaics, teaching, science.

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