FÍSICA MÁGICA: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRESENTAR A FÍSICA PARA ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO

MAGICAL PHYSICS: A FUNNY WAY TO PRESENT PHYSICS FOR LITERACY STUDENTS

Autores: Letícia Maria de Oliveira e Nivaldo Moreira de Oliveira

Resumo

A intenção deste trabalho, realizado a partir do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF, não foi necessariamente ensinar Física para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, mas sim apresentá-la às crianças, abordando de forma lúdica alguns conteúdos e fenômenos físicos, aqui tratados como “Mágicas da Física”. Para tanto, foram promovidas oficinas interativas, nas quais participaram quatro turmas de alfabetização: duas delas de uma escola particular, localizada na cidade Petrolina-PE, e duas de uma escola pública, situada na cidade de Juazeiro-BA. Para atrair a atenção dessas crianças, foram utilizados alguns experimentos simples, envolvendo materiais de baixo custo e acessíveis, tanto para os alunos quanto para seus professores, sendo que, de maneira divertida, foi possível abordar temas como: eletrização, pressão atmosférica, óptica e o princípio de Bernoulli, visando causar nas crianças um encantamento e despertar em seus professores, um novo olhar sobre a Física. Nesse sentido, essa proposta também gerou, como produto final, uma cartilha voltada às crianças e um manual para que professoras das séries iniciais possam realizar essas ações de maneira autônoma e prazerosa.

Abstract

The intention of this work, carried out from the National Professional Masters Degree in Physics Teaching - MNPEF, was not necessarily to teach physics for the first year of elementary school, but to present it to the children, approaching in a playful way some contents and physical phenomena , here treated as "Magics of Physics". To this end, interactive workshops were promoted, in which four literacy classes participated: two of them from a private school located in the city of Petrolina-PE, and two from a public school, located in the city of Juazeiro-BA. To attract the attention of these children, some simple experiments were used, involving low-cost and at the same time very accessible material, both for the students and their teachers, and, in a fun and intriguing way, it was possible to approach themes such as: Electricity, Atmospheric Pressure, Optics and the Bernoulli Principle, aiming at causing children an enchantment and awakening in their teachers, a new look at Physics. In this sense, this proposal also generated, as final product, a booklet aimed at children and a manual so that the teachers of the initial series can carry out these actions in an autonomous and pleasurable way.

Palavras-chave

Física para crianças, alfabetização, Física e recreação.

Keywords

Physic for children, Literacy, Physics and recreation

Texto em PDF