RESGATE DO CONHECIMENTO POPULAR SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM HERBÁRIO DIDÁTICO POR DISCENTES DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Rescue of the popular knowledge on medicinal plants and its application in the construction of a didactic herbal by students of Technical Course in Environment

Autores: Jefferson A. Brito, Argemiro Sanavria, João Batista R. Abreu, Gilmar F. Vita, Carolina M. Ribeiro, Danielly L. Carrão, Joice A. R. Vilela e Emerson L. Bessa

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar o resgate do conhecimento tradicional existente no estado do Amapá, Brasil, sobre plantas medicinais utilizadas por seres humanos e animais, e através desta informação confeccionar um herbário didático, como processo de ensino/aprendizagem para discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal do Amapá. Como metodologia utilizou-se questionários semiestruturados, aplicados a uma amostragem de 200 pessoas das comunidades rural, assentamento Nazaré Mineiro, e periurbanas, bairros Sarney e Agreste, todas pertencentes ao município de Laranjal do Jari, estado do Amapá, para o resgate das plantas; e o préstimo de 40 alunos do referido curso para montagem das exsicatas na confecção do herbário. Os resultados somaram a utilização pela população de 36 plantas medicinais em suas doenças e de seus animais. As plantas mais citadas foram Boldo (Vernonia condensata Baker) (57 citações) para humanos e Pirarucu (Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken) (35 citações) para animais. Confirmou-se a catalogação de 14 espécies de plantas medicinais na confecção do herbário didático, até o momento final desta pesquisa, ficando o trabalho em andamento até o completo registro de todas as plantas. O estudo possibilitou aos alunos um ensino contextualizado e prático que será inserido em sua vida profissional, ratificando e valorizando seu conhecimento.

Abstract

The purpose of this research was to rescue traditional knowledge in the state of Amapá, Brazil, on medicinal plants used by humans and animals, and through this information to make a didactic herbarium, as teaching/learning process for students of the Technical Course on Environment, of the Instituto Federal do Amapá. As a methodology, semi-structured questionnaires were used, applied to a sample of 200 people from rural communities, Nazaré Mineiro settlement, and periurbanas, Sarney and Agreste districts, all belonging to the municipality of Laranjal do Jari, Amapá state, to rescue plants; and the support of 40 students of the referred course who set up the exsicatas in the making of the herbarium. The results demonstrated the use of 36 medicinal plants, by the population, in their diseases and their animals. The most cited plants were Boldo (Vernonia condensata Baker) (57 citations) for humans and Pirarucu (Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken) (35 citations) for animals. 14 species of medicinal plants were cataloged, which were used in the preparation of the didactic herbarium, until the final moment of this research, being the work in progress until the complete record of all the plants. The study enabled students to have a contextualized and practical teaching that will be inserted into their professional life, ratifying and valuing their knowledge.

Palavras-chave

Plantas medicinais; Conhecimento tradicional; Saúde humana e animal; Amapá.

Keywords

Medicinal plants, traditional knowledge, human and animal health, Amapá.

Texto em PDF