PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Perception of Undergraduate Students of the Biological Sciences Course of a University of the Northeastern Semi-arid

Autores: José Luiz Barbalho de Mendonça, Valdir Alves de Mendonça, Maisa Clari Barbalho de Mendonça e Francisco Fábio Mesquita Oliveira

Resumo

A formação docente mostra-se em alguns aspectos ineficaz quando os alunos de graduação são avaliados quanto aos aspectos didático-pedagógicos. O objetivo do trabalho foi verificar como alunos ingressantes e alunos concluintes respondem a práticas básicas de laboratório. De acordo com a experiência entre alunos de Licenciatura e Bacharelado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, verificou-se que conhecimentos básicos referentes a esse conteúdo são pífios. Através de questionários submetidos a alunos da graduação, verificou-se que os mesmos possuem conhecimentos, mas estes não estão condensados de uma forma sistemática, sendo necessária possivelmente uma reformulação da grade curricular, com a inserção de um componente curricular obrigatório que possa dar mais ênfase a esta parte prática do curso, de forma que possa auxiliar e aprofundar mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.

Abstract

Teacher training in teaching theory shows in some aspects ineffective when undergraduate students are assessed for didactic and pedagogical aspects. Experience in undergraduate students of biological sciences. According to the students experience the Degree in Biological Sciences at the State University of Rio Grande do Norte, it was found that basic knowledge concerning laboratory contents are negligible. Through questionnaires submitted to undergraduate students, it was found that they have knowledge, but they are not condensed in a systematic way, and possibly need a reformulation of the curriculum, with the inclusion of a mandatory curriculum component that can give more emphasis on this practical part of the course, so that it can assist and deepen coordination mechanisms and / or dissociation between theory and practice, which may con-tributing to build a more coherent curriculum with the reality of the classroom basic education.

Palavras-chave

prática pedagógica, didática, formação docente.

Keywords

pedagogical practice, teaching, teacher training.

Texto em PDF