CALOUROS DO BACHARELADO E DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFES: DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS, DIFICULDADES E RESILIÊNCIA – UM ESTUDO DE CASO

Freshmen of Researcher and Educator Modalities in the Physics Course of UFES: Differences, Similarities, Difficulties and Resilience - A Case Study

Autores: Anderson Coser Gaudio e Mauricio Pietrocola

Resumo

Até 2008 as duas modalidades do curso de Física da UFES, Bacharelado e Licenciatura, eram diurnos, predominantemente vespertinos e com duração de 4 anos. A reforma curricular de 2008, provocou a separação física e curricular das duas modalidades, o que gerou diversas consequências importantes, dentre as quais a depreciação da licenciatura, comparada ao bacharelado. Mas será que essa visão diferenciada encontra sustentação quando esses alunos são analisados em plena atividade estudantil de forma controlada e com mais proximidade do professor? Para responder a esta pergunta, utilizamos o estudo de caso em que foram realizados dois minicursos (MC), um para os alunos da Licenciatura e outro para os do Bacharelado. Os resultados foram analisados em termos das notas auferidas nas provas de Física I em decorrência da aprendizagem obtida no MC. Nossa conclusão final é que, embora as condições de estudo e o isolamento físico entre licenciandos e bacharelandos sejam fatores de depreciação do curso de Licenciatura em Física da UFES, a comparação geral entre os dois cursos mostrou superioridade acadêmica da Licenciatura em relação ao Bacharelado nos dois primeiros semestres de aulas.

Abstract

Until 2008, the two modalities of the Physics course of UFES, Researcher and Educator, were diurnal, predominantly evening and with duration of 4 years. The curricular reform of 2008 provoked the physical and curricular separation of the two modalities, which generated several important consequences, among them the depreciation of the Researcher modality, compared to the Researcher. But does this differentiated view find support when these students are analyzed in full student activity in a controlled way and with more proximity to the teacher? To answer this question, we used the case study in which two mini courses (MC) were carried out, one for the students of the Educator modality and another for those of the Researcher. The results were analyzed in terms of the scores obtained in the tests of Physics I as a result of the learning obtained in the MC. Our conclusion is that although the study conditions and the physical isolation between Educator and Researcher students are factors of depreciation of the Educator modality, the general comparison between the two courses showed academic superiority of the Educators in relation to the Researchers in both first semesters of classes.

Palavras-chave

resolução de problemas de Física, licenciatura e bacharelado em Física, minicurso, problemas de lápis-e-papel, questões conceituais.

Keywords

solving physics problems, research and educator modalities in physics, mini-course, pencil-and-paper problems, conceptual issues.

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