O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA OFICINA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA

The teaching of science through inquiry in the initial years of elementary school: problematizing the development of investigative activities in a workshop in an undergraduate pedagogy course

Autores: Leandro da Silva Barcellos, Geide Rosa Coelho e Mirian do Amaral Jonis Silva

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise dos desafios encontrados por estudantes de pedagogia da UFES para o desenvolvimento de atividades investigativas para o ensino de ciências nos anos iniciais. Para tanto, foi realizada uma oficina em duas aulas da disciplina de Ciências Naturais do curso. Na primeira aula foram desenvolvidas quatro atividades investigativas com os estudantes, seguido de uma apresentação formal da abordagem. Na segunda, os alunos dividiram-se em grupos para elaborarem suas propostas de atividades investigativas, que posteriormente foram socializadas. Durante toda a oficina foram produzidas narrativas que foram coletadas por áudios e analisadas por meio da análise textual discursiva. Os resultados evidenciam os desafios encontrados pelos licenciandos em Pedagogia ao elaborarem suas propostas, como a elaboração e reconhecimento de um problema autêntico e em conceber o ensino por investigação em contraponto ao ensino diretivo, marcante em suas trajetórias escolares. Outro desafio foi ressignificar os papéis de professor e aluno na abordagem investigativa, além da necessidade de um domínio conceitual mínimo para a condução da investigação.

Abstract

In this work, we present an analysis of the challenges faced by the undergraduate pedagogy students at the UFES, in the development of inquiry-based activities to the teaching of science in the elementary school. Thus, a workshop was conducted in two Natural Sciences classes. In the first class, four inquiry-based activities were developed with the students, followed by a formal presentation of the inquiry-based approach. In the second, the students were divided in groups to elaborate their proposals of inquiry-based activities and later they shared their production with the group. During the workshop, narratives were produced, collected by audio data and analyzed using the discursive textual analysis. The results indicate the challenges faced by the undergraduate students of pedagogy in elaborating their activities, like the elaborate and acknowledge an authentic problem and in conceiving the inquiry based investigation in counterpoint to directive education a striking feature in their school trajectories. Another challenge was resignify the students´ and teachers´ roles in this kind of approach, in addition to the necessity of a minimal conceptual domain to conduce the research.

Palavras-chave

Ensino de Ciências nos anos iniciais; Educação em Ciências; Formação do pedagogo; Ensino por Investigação.

Keywords

Science Teaching in Elementary school; Science Education; Pedagogy degree; Inquiry based teaching.

Texto em PDF