A utilização de mapas conceituais na identificação da aprendizagem significativa crítica em uma atividade de modelagem matemática

The use of concept maps in the identification of critical meaningful learning in an activity of mathematical modeling

Autores: Silas Venâncio, Lilian Akemi Kato

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação quanto à contribuição da Modelagem Matemática no favorecimento da Aprendizagem Significativa Crítica. O tema de estudo escolhido foi a propagação da dengue. Escolhemos a dengue por ser um assunto de domínio popular amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa Crítica foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos, relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos alunos. A perspectiva sócio-crítica da Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino neste trabalho, proporcionando um ambiente de aprendizagem gerador de discussões que contribuíram tanto para a ocorrência da aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos quanto para uma aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade vivenciada pelos estudantes.

Abstract

This paper presents the results of a research on the contribution of mathematical modeling in favoring critical meaningful learning. The chosen study theme was the spread of dengue. It was selected for being a popular subject widely published by the means of communication. The method of evaluation which was used to investigate the occurrence of Critical Meaningful Learning was the construction, by the students, of concept maps in each stage of the proposed activity, which allowed us some analysis on the organization of knowledge, related to the subject of the study, in the cognitive structure of the students. The socio-critical perspective of mathematical modeling was used as a teaching methodology for this study, providing a learning environment for discussions that contributed both to the occurrence of meaningful learning of the concepts involved and to an approximation between the content taught at school and the reality experienced by the students.

Palavras-chave

Aprendizagem significativa, Modelagem Matemática, Mapas Conceituais

Keywords

Meaningful learning, Mathematical Modeling, Concept Maps

Texto em PDF