OFICINA DIDÁTICA SOBRE SEMICONDUTORES E SUAS APLICAÇÕES SOB A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM MULTIRREPRESENTACIONAL

Didactic workshop about semiconductors and their applications under the strategy of multiple representations approach.

Autores: Leidi Katia Giehl e Reginaldo Aparecido Zara

Os multimodos e múltiplas representações (MMR) apresentam-se como estratégia de ensino que visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base de sustentação a Teoria de Vigotski. Esta estratégia permite explorar o potencial didático da exposição do aluno a diferentes formas de representação de um mesmo conceito ou processo científico. Neste artigo apresentamos a uma proposta de oficina construída sob os pressupostos da estratégia de ensino de MMR para a abordagem de um recorte do conteúdo de Física Moderna e Contemporânea associado ao conteúdo de Semicondutores e suas aplicações na tecnologia em nível de Ensino Médio. Além de detalhar as propostas de atividades multirrepresentacionais que compõem a oficina, relatamos também o desenvolvimento da oficina em uma instituição pública de Ensino Médio do Estado do Paraná, discutindo os resultados obtidos para a construção do conhecimento científico com base no modelo na evolução conceitual observada nos estudantes participantes.

The multimodes and multiple representations (MMR) are presented as a teaching strategy that aims to contribute to the improvement of the teaching and learning process, based on Vigotski Theory. This strategy allows to explore the didactic potential of the students exposition to different forms of representation of the same concept or scientific process. In this article we present a proposal of a workshop built under the assumptions of the MMR teaching strategy to approach an issue of Modern and Contemporary Physics associated to Semiconductors and their applications in technology for High School level. In addition to detailing the proposals for multirepresentational activities that make up the workshop, we also report the development of the workshop in a public institution of High School in the State of Paraná, discussing the results obtained for the construction of scientific knowledge based on the model in the observed conceptual evolution participating students.

Multimodos e Múltiplas Representações, Oficina didática, Evolução Conceitual

Multimodes and Multiple Representations, Didactic Workshop, Conceptual Evolution