O aprender da Biologia no contexto da disciplina Embriologia de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas

The learning of biology in the context of the embryology subject in a teacher?s preparation course in biological sciences

Autores: Evelyse dos Santos Lemos

Resumo

O presente artigo analisa, à Luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, o processo da aprendizagem dos alunos em uma disciplina de conteúdo específico ? Embriologia ? de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O pressuposto é que ensinar é um processo complexo que requer, do docente, além do domínio do conteúdo específico e pedagógico, conhecimento sobre como se aprende a tema que ensina. A análise das atividades, sem prescindir da comparação entre o conhecimento inicial e final do aluno, que tradicionalmente caracteriza as pesquisas e relatos de ensino que assumem a referida teoria como referencial, desviou o foco para o processo da aprendizagem. Os resultados indicam que, antes da possibilidade de respostas literais ? sim ou não ?, o conhecimento dos alunos passou a se caracterizar pela coexistência entre as novas idéias ensinadas e as que já possuíam no início da intervenção. Tal fato explicita que a ?captação de significados? precede a aprendizagem significativa e, por outro lado, que a qualidade da prática educativa é influenciada por fatores vários, alguns deles alheios à vontade e possibilidade de ?controle? do professor e, naturalmente, do aluno.

Abstract

This paper analyses, in the light of the meaningful learning theory, the students? learning process in a subject of specific content ? embryology ? of a teacher?s preparation course in biological sciences. The assumption is that teaching is a complex process that requires, from the teacher, in addition to mastering the specific and pedagogical contents, knowledge about how one learns the subject being taught. The analysis of these activities, without disregarding initial and final knowledge of the student, which usually characterizes research studies and experience descriptions that assume such a theory as referent, directed its focus to the learning process. Findings suggest that instead of definite answers ? yes or no ? students? knowledge became to be characterized by the coexistence of the new ideas and those held at the beginning of the intervention. This fact show explicitly the ?grasp of meanings? precedes meaningful learning and, on the other hand, that the quality of the teaching practice is influenced by several factors, some of them independent of the will and of the control of the teacher and, of course, of the student.

Palavras-chave

aprendizagem significativa, ensino de biologia, evento educativo, embriologia, reprodução

Keywords

meaningful learning, biology teaching, educative event, embriology

Texto em PDF