DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICO-EXPERIMENTAIS EM AULAS DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Developing practical-experimental activities in Physical classes in the first year of high school

Autores: Sandra Luiza Forest e Paulo Vinícius Rebeque

Neste trabalho, investigamos as potencialidades de atividades prático-experimentais em aulas de Física para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual. Para tal, partimos da emergente necessidade de superação do modelo tradicional de aulas para a disciplina da Física, pautado na memorização, e do modelo de experiências roteirizadas, para o caso do laboratório didático. Assim, nossa intervenção didática proposta para esta pesquisa foi norteada por uma concepção problematizadora da educação, centrada nos conhecimentos prévios dos estudantes e nos discursos uni e multivocal entre professores e estudantes. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma abordagem naturalista de pesquisa, de modo a reunirmos dados de natureza linguística, enunciados orais e escritos oriundos de uma situação real e concreta, para analisá-los segundo a proposta do Círculo de Bakhtin. De modo geral, nossos resultados indicam que nossa proposta didática contribuiu para o estabelecimento de uma dinâmica dialógica que despertou uma participação ativa dos estudantes. Em especial, nossas ações investigativas sobre o contexto escolar amplo e os conhecimentos prévios dos estudantes se mostraram fundamentais para elaborarmos atividades prático-experimentais relevantes para o desenvolvimento dos conteúdos disciplinares da Física.

In this work, we investigate the potential of practical-experimental activities in physical classes in the first year of high school. For this, we start from the emerging necessity of overcoming the traditional model of classes for the discipline of physics, based on memorization, and the model of scripted experiences, in the case of the didactic laboratory. The theoretical basis of our didactic intervention was guided by the problematizing conception of education, focused on the students previous knowledge and on the uni and multivocal discourses between teachers and students. From the methodological point of view, we adopted a naturalistic approach to research, in order to gather data of a linguistic nature, oral and written statements from a real and concrete situation, to analyse them according to the proposal of the Bakhtin Circle. In general, our results indicate that our didactic proposal contributed to the establishment of a dialogic dynamic and an active participation of students. In particular, our investigations about the school context and students previous knowledge have been fundamental to elaborate practical-experimental activities relevant to the development of the contents of Physics in the classroom.

Atividade prático-experimental; Educação problematizadora; Análise bakhtiniana.

practical-experimental activity; Problematizing education; Bakhtinian analysis.