ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE USO DE MAPAS CONCEITUAIS E AULAS PRÁTICAS (RJ-BRASIL)

Geosciences teaching in the elementary school: a study case about the use of conceptual maps and experimental classes (RJ-Brazil)

Autores: Andressa Raiane de Souza Firmino, Jane Ranjel Alves Barbosa e Ana Paula de Castro Rodrigues

Resumo

O estudo visou verificar o uso do mapa conceitual como ferramenta de análise prévia da organização dos conceitos geocentíficos em três intervenções, após aula teórica e prática de Ciências, com uma turma de 22 alunos do 6° ano do ensino fundamental em uma escola privada do bairro de Jardim Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. As intervenções apresentaram um número maior de palavras ligadas ao tema após a aula prática, em especial, a primeira e a terceira intervenção. Houve redução de palavras que não se enquadravam no contexto da aula dentro dos mapas e de conexões aleatórias, podendo afirmar que o uso de atividade experimental auxilia a fixar ou estabelecer conceitos que não foram bem organizados previamente pelo aluno e que o mapa conceitual, além de refletir o entendimento do aluno, pode ser um avaliador de diversos recursos pedagógicos em diferentes realidades.

Abstract

The study aimed to assess the use of conceptual maps as tools for prior analysis of the construction of geosciences concepts in three interventions, after theoretical and practical classes of Sciences, with a class of 22 students from the 6th grade of elementary school in a private school at Jardim Bangu, West Zone of Rio de Janeiro City/ RJ. The interventions presented a greater number of words related to the topic after the practical class, especially the first and third intervention. There was a reduction of words that did not fit into the context of the class within the maps and of random connections, being able to affirm that the use of experimental activities helped to fix or establish concepts that were not well organized previously by the student and that the conceptual map, besides reflect the student understanding, can be a important diagnosis tool of several pedagogical resources in different realities.

Palavras-chave

Mapa conceitual; geociências; ensino.

Keywords

Conceptual map; geosciences; teaching

Texto em PDF