Levantamento preliminar de habilidades prévias: subsídios para a utilização de mapas conceituais como recurso didático

Preliminary survey of previous abilities: subsidies for the use of concept maps as didactic resource

Autores: Felipa Pacifico Ribeiro de Assis Silveira

Neste trabalho apresentamos um levantamento preliminar das habilidades (conceitual, procedimental, atitudinal) de três turmas da 8ª série do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de evidenciar subsunçores pré-existentes na estrutura cognitiva dos alunos. Utilizamos para coleta de dados, a avaliação diagnóstica das habilidades, por intermédio de três provas, cinco atividades complementares e observações das relações estabelecidas em sala. Para medir a fiabilidade dos constructos, foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach. As turmas foram comparadas em termos de suficiência, apresentando diferentes níveis de suficiência nos diferentes constructos. Verificou-se que o uso de escalas de avaliação não homogêneas induz uma falha na validação do instrumento de avaliação por meio do coeficiente alfa de Cronbach, devendo ser utilizada escala homogênea. Os resultados serão utilizados como subsídios para uma investigação que objetiva verificar se existem alterações significativas ao se utilizar Mapas Conceituais como recurso didático.

In this paper we present a preliminary survey of the skills (conceptual, procedural, atitudinal) of three groups of 8th graders, in the Natural Science discipline, with the objective of evidencing previous subsumers in students' cognitive structure. We used, for data collection, the diagnostic evaluation of the abilities, through three exams, five complementary activities and observations of the established relationships in class. To measure the reliability of the constructs, the Cronbach?s alpha coefficient was calculated. The groups were compared in sufficiency terms, presenting different sufficiency levels in the different constructs. It was verified that the use of heterogeneous evaluation scales induces a validation flaw on the evaluation instrument through the Cronbach?s alpha coefficient. Therefore, homogeneous scales should be used. The results will be used as subsidies for an investigation that aims to check if significant changes result from the use of concept maps as didactic resource.

aprendizagem significativa; ensino; habilidades; mapa conceitual

meaningful learning; teaching; skills; concept map