A EXPRESSÃO GRÁFICA NO ENSINO E APRENDIZADO DAS FASES DA LUA – UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

The Graphic Expression in the teaching and learning of the lunar phase – an pedagogical experience in initial teacher training

Autores: Andressa Haskel Neves, Matheus Meira de Miranda Albino, Heliza Colaço Góes e Anderson Roges Teixeira Góes

Esse relato de experiência possui o objetivo de divulgar as contribuições do campo de estudos Expressão Gráfica para o ensino e aprendizado do conteúdo “Fases da Lua”. Tal prática pedagógica ocorreu no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com acadêmicos do curso de licenciatura em Física. A prática docente foi realizada na instituição parceira Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho, no 3º ano do Ensino Fundamental. Para registro e visualização dos conceitos trabalhados, foram utilizados elementos da Expressão Gráfica como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Foi observado que tal proposta despertou o interesse dos estudantes, tornando as aulas de Ciências mais participativas e, por consequência, houve melhor compreensão dos conceitos abordados.

This experience report aims to to disseminate the contributions of the field of Graphic Expression for the teaching and learning of the Lunar Phase. This pedagogical practice occurred within the Institutional Program for Scholarships for Initiation in Teaching (PIBID), with undergraduate students in Physics. The teaching practice was carried out in the partner institution Professor Joaquim Tramujas Filho School, 3rd year of Elementary School. For recording and visualization of the concepts studied elements of Graphic Expression were used as facilitating resources in the teaching-learning process. It was observed that such proposal aroused students interest making the science classes more participatory, and consequently, there was a better understanding of the concepts discussed.

Ensino de Ciências, Fases da Lua, Expressão Gráfica.

Teaching of Natural Sciences, Phases of the Moon, Graphic Expression.