IMPLICAÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA OFICINA DE PALEONTOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Implications of neuroeducation for science education from a workshop of Paleontology in elementary education

Autores: Deisiene Gonçala Guedes de Matos, Geraldo W. Rocha Fernandes e Bárbara Aparecida Lopes Coelho

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição da neuroeducação para a educação científica, a partir de uma oficina de Paleontologia no ensino fundamental. Para encontrar as respostas deste objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar como são apresentados os conteúdos de Paleontologia nos livros do ensino fundamental; 2) Verificar o efeito de uma Sequência Didática de Ciências para o ensino de Paleontologia; e 3) Verificar os principais mecanismos da cognição da neuroeducação, a partir de uma oficina de Paleontologia. A coleta de dados consistiu na análise de dois livros didáticos, no desenvolvimento de uma Sequência Didática em forma de uma oficina para a confecção de fósseis por 34 alunos de uma escola pública e na análise de dois questionários para avaliar o entendimento e opinião dos alunos sobre a Paleontologia. Os resultados foram analisados por meio das etapas da Análise Textual Discursiva e organizados em categorias e subcategorias. A primeira categoria contou com a análise do livro didático para verificar as informações apresentadas sobre Paleontologia, a segunda categoria verificou os conhecimentos prévios dos alunos e a terceira categoria analisou os mecanismos de cognição da Neuroeducação. De acordo com os dados obtidos com o questionário inicial ficou evidenciado que os alunos tinham uma concepção equivocada sobre Paleontologia e após o desenvolvimento das atividades, a partir do segundo questionário, foi possível verificar uma evolução nas suas concepções. Portanto, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância da neuroeducação, principalmente no que se refere à emoção e motivação. Estes dois mecanismos da cognição podem auxiliar o professor no planejamento das aulas de Paleontologia, para que ele desenvolva aulas interativas e ativas proporcionando melhores resultados no processo de aprendizagem.

Abstract

The present work has the objective of analyzing the contribution of neuroeducation to science education, based on a Paleontology workshop in primary education. In order to find the answers to this objective, the following specific objectives were elaborated: 1) To analyze how the contents of Paleontology are presented in the books of elementary school; 2) To verify the effect of a Didactic Sequence of Sciences for the teaching of Paleontology; and 3) Check the main mechanisms of cognition of neuroeducation from a paleontology workshop. The data collection consisted of the analysis of two didactic books, the development of a Didactic Sequence in the form of a workshop for the preparation of fossils by 34 students of a public school and the analysis of two questionnaires to evaluate the students understanding and opinion about the Paleontology. The results were analyzed through the steps of Discursive Textual Analysis and organized into categories and subcategories. The first category presents the analysis of the didactic book in relation to the contents of Paleontology, the second category verified the students previous knowledge and the third category analyzed the mechanisms of cognition of Neuroeducation. According to the data obtained with the initial questionnaire it was evidenced that the students had a misconception about paleontology and after the development of the activities, from the second questionnaire, it was possible to verify an evolution in the conception of these. Therefore, the research made it possible to reflect on the importance of neuroeducation, especially with regard to emotion and motivation. These two mechanisms of cognition can assist the teacher in the planning of Paleontology classes, so that he develops interactive and active classes, providing better results in the learning process.

Palavras-chave

Neuroeducação; Paleontologia; Neurociência; Ensino de Ciências.

Keywords

Neuroeducation; Paleontology; Neuroscience; Teaching Science.

Texto em PDF