A ADULTERAÇÃO DE ALIMENTOS PRESENTE EM REPORTAGENS: A QUÍMICA, A MÍDIA E A OPERAÇÃO CARNE FRACA NA SALA DE AULA

The food adulteration within news reports: Chemistry, the media and the “Carne Fraca” investigation in class

Autores: Luciana Nami Kadooca e Célio da Silveira Júnior

A leitura em sala de aula, mais especificamente nas aulas de Química, tem sido objeto de atenção mais sistemática na última década. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática sobre o tema “adulteração de alimentos” para a formação do estudante. Essa sequência foi construída a partir de informações presentes em reportagens, associadas a conteúdos conceituais, e foi desenvolvida em duas turmas do 3º ano (Ensino Médio) de uma instituição da rede pública de ensino do sudeste do país. Os dados foram construídos a partir da gravação em áudio das interações ocorridas em todas as aulas e das produções textuais dos estudantes. Por meio da leitura mediada e de discussões acerca das informações presentes nessas reportagens, foram exploradas as propriedades de compostos orgânicos, a (in)veracidade das informações disponibilizadas pela mídia e a necessidade de um olhar crítico para se atuar adequadamente em sociedade. A partir dos resultados obtidos e aqui discutidos, apuramos indícios de que a sequência didática relatada contribuiu para a formação social dos estudantes, com o desenvolvimento de suas criticidades: em relação ao uso indiscriminado de aditivos alimentares, às consequências desse uso para a saúde da população, ao papel da mídia e às interrelações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade.

Reading in class, or being more specific, reading in chemistry classes, has been object of more systematic attention in the last decade. This work was made to investigate the contribution of a didactic sequence with “Food Adulteration” as its theme for student training. This sequence was made from information that was within news reports, associated to conceptual content, and was developed in two high school classes in a public school located in the Southeast of Brazil. The data was built from audio records from all classes, written activities resolution and text production. Using mediated reading and discussions focused about the information within those news reports where explored the properties of organic composts, (in)accuracy of information provided by the media, and the necessity of a critical look to act properly in society. Analyzing results obtained and discussed here, was observed a strong evidence that the didactic sequence reported contributed for the students social formation through their criticism development: related to the indiscriminated use of alimentary additives, and their consequences towards its usage regarding the population health, regarding the media role and its interrelationships between science, technology and society.

Contextualização; Leitura de reportagens; Adulteração de alimentos.

Contextualization. Reading reports. Food adulteration