PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) SOBRE MAGNETISMO

Teaching proposal through Potentially Significant Teaching Units (PSTU) about Magnetism

Autores: Renata Lacerda Caldas, Bianca Barreto G. Branco, Tatiane Oliveira F. Ferreira, Marco Aurélio M. dos Reis e Mateus de P. Teixeira

Resumo

O trabalho trata da análise das contribuições de UEPS para ensino do magnetismo em nivel fundamental no contexto da formação de professores de Ciências de escola no estado do Rio de Janeiro. Parte de um projeto maior intitulado “Produção de sequências didáticas baseadas em UEPS para o ensino da Física com enfoque não tradicional”, o qual previa a elaboração de UEPS sobre temas da Física em nível médio e fundamental. Teve como foco principal a produção de material didático constituído de textos, vídeos, experimentos e simulações computacionais, para auxiliar os docentes de Física de instituições públicas de Ensino Médio. Duas UEPS foram elaboradas e disponibilizadas em site para professores de Física e Ciências, bem como por meio de apresentações orais ministradas em eventos acadêmicos. As UEPS são unidades didáticas elaboradas em sequência e fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A UEPS sobre Magnetismo foi planejada com ênfase na exposição do conteúdo de forma contextualizada com os avanços tecnológicos e será objeto de análise no presente artigo. Foi ministrada na forma de um Minicurso para capacitação de cerca de 20 (vinte) professores de Ciências, com duração de quatro horas. Apesar de 15 (quinze) dos participantes serem biólogos, na prática docente eles acabam tendo que ministrar conteúdos relacionados à Física em nível fundamental. A análise realizada nos instrumentos de coleta, questionário inicial e final, demonstrou que 95% dos professores não estudaram tais conteúdos em sua formação, apresentando grande dificuldade na compreensão do tema. Entretanto, na avaliação da aprendizagem, realizada em forma de um Quiz, utilizando as mesmas questões do questionário inicial, observou-se melhoria no quantitativo de acertos (34% para 65% do total). Os professores avaliaram positivamente o uso da UEPS para abordagem do tema e reconheceram a relevância e eficiência da UEPS. O estudo mostra a contribuição tanto para a aprendizagem como para o ensino, tendo em vista as progressivas problematizações e retomadas de conteúdos propostos em sua elaboração.

Abstract

The present work deals with the analysis of the UEPS contributions for the teaching of magnetism at a fundamental level in the context of the formation of teachers of school sciences in the state of Rio de Janeiro. Part of a larger extension project of Federal Educational Institution, entitled "Production of didactic sequences based on PSTU for the teaching of physics with a non-traditional focus", which provided for the preparation of PSTU on medium and elementary levels physics topics, was the main focus is the production of didactic material consisting of texts, videos, experiments and computational simulations, to assist the physics teachers of Public Institutions of High School that follow the orientation of the Minimum Curriculum. Two PSTUs were prepared and made available on site for physics and science teachers, as well as oral presentations given at academic events. The PSTUs are didactic units elaborated in sequence and based on the Theory of Significant Learning of Ausubel. The PSTU on Magnetism has been planned with an emphasis on the exposure of content in a contextualized way with technological advances and will be analyzed in this article. It was given in the form of a mini-course to train about 20 (twenty) Sciences teachers, lasting four hours. Although fifteen (15) of the participants were biologies, in teaching practice they end up having to teach physics-related content at a fundamental level. The analysis performed on the collection instruments, initial and final questionnaire, showed that 95% of teachers did not study such contents in their training, presenting great difficulty in understanding the theme. However, in the evaluation of learning, conducted in the form of a Quiz, using the same questions from the initial questionnaire, improvement in the number of correct answers was observed (34% to 65% of the total). Teachers evaluated positively the use of PSTU to address the issue and acknowledged the relevance and efficiency of PSTU. The study shows the contribution to both learning and teaching, in view of the progressive problematization and resumption of content proposed in its elaboration.

Palavras-chave

Ensino de Física. UEPS. Magnetismo.

Keywords

Teaching Physics. UEPS. Interference. Magnetism.

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