A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE DENSIDADE

Significant learning in teaching of density

Autores: Katiele Stefani Zotti, Eniz Conceição Oliveira e José Claudio Del Pino

O presente artigo é relato de uma experiência, na qual utilizou-se um roteiro de ensino sobre densidade, elaborado a partir dos subsunçores apresentados pelos estudantes. A prática pedagógica, organizada em três encontros presenciais e desenvolvida com 17 alunos do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola privada do município de Encantado/RS, foi elaborada tendo como suporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. A pesquisa configurou-se com abordagem qualitativa, aproximando-se dos pressupostos do estudo de caso. Os resultados indicaram que os mapas conceituais são bons instrumentos de acompanhamento da aprendizagem, sendo que oportunizaram coletar informações sobre os subsunçores presentes na estrutura cognitiva, bem como observar os avanços conceituais demonstrados pelos estudantes.

This text is a report about an experience in which a script about the teaching of density has been used, that was developed from the subsumptions presented by students. The pedagogical practice was organized in three face-to-face meetings and was developed with 17 students of the first year from a private high school from the city of Encantado/RS, and was elaborated based on the Theory of Significant Learning This is a qualitative research, approaching the assumptions of the case studies. The outcomes indicated that the conceptual maps are good instruments to follow learning process and to collect information about the subsumptions present in the cognitive structure, as well as to observe the conceptual advances presented by the students.

Aprendizagem significativa; Mapas conceituais; Densidade.

Significant Learning; Conceptual maps; Density.