A EXPLORAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS POR MEIO DE PADRÕES GEOMÉTRICOS

The exploration of mathematical activities by geometric patterns

Autores: Ayrton Góes de Magalhães, Wolmir José Böckel e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo

As atividades descritas neste artigo foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Santana, Estado do Amapá. O objetivo consistiu em explorar atividades com padrões geométricos. Entende-se que, por meio deles, é possível iniciar a representação algébrica, introduzindo, assim, o pensamento algébrico, de forma natural. O embasamento teórico está alicerçado em Lins e Gimenez (2006) e Vale e Pimentel (2009). As atividades foram desenvolvidas com oito alunos, selecionados de uma turma com 34 alunos do 7º ano, que participaram em turno oposto a aula das atividades, de forma voluntária. Os resultados evidenciaram que a maioria dos alunos conseguiu identificar e desenhar os elementos que completaram uma sequência, porém apresentaram dificuldades na identificação e na escrita de generalizações. Ainda assim, os alunos demonstraram interesse pelas práticas e têm consciência da necessidade de compreender a Matemática, em particular, atividades diferenciadas para iniciar as representações algébricas.

Abstract

The activities described in this article were carried out with Elementary School students from a school located in the municipality of Santana, State of Amapá. The goal was to explore activities with geometric patterns. It is understood that, through them, it is possible to begin algebraic representation, thus introducing algebraic thinking, naturally. The backgruond came from Lins and Gimenez (2006), and Vale and Pimentel (2009). The activities were carried out with eight students, selected from a group with 34 students from the 7th grade, who participated after classes, on a voluntary basis. The results showed that most of the students were able to identify and draw the elements that completed a sequence, but presented difficulties in the identification and writing of generalizations. Still, students have shown interest in practice and are aware of the need to understand mathematics, in particular, differentiated activities to initiate algebraic representations.

Palavras-chave

Generalização; Álgebra; Ensino Fundamental.

Keywords

Generalization; Algebra; Elementary School.

Texto em PDF