O uso de textos informativos em aulas de ciências

Using Informational Texts in Science Classes

Autores: Roseléia Ferreira Prestes; Valderez Marina do Rosário Lima

O presente artigo relata uma experiência de uso de textos informativos em aulas de Ciências com alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. A proposta, fundamentada nos princípios do Educar pela Pesquisa, caracterizou-se pela vivência de uma Unidade de Aprendizagem sobre o conteúdo Água e contou com a utilização de estratégias de leitura para abordagem de diversos textos informativos e de atividades diversificadas, com o objetivo de contribuir para a (re)construção do conhecimento dos alunos nas aulas de Ciências.

This article reports an experience employing informational texts in science classes to students in the 4th grade of elementary school. The proposal, based on principles of Education by Research, was marked by the experience of a Learning Unit on the subject Water. Reading strategies were used to address the various informational texts as well several activities with the aim of helping the (re) construction of students? knowledge in science classes.

Estratégias de Leitura; Educar pela Pesquisa; Unidades de Aprendizagem; Texto Informativo

Reading strategies; Education by Research; Learning Unit; Informational Text