ABORDAGEM DA TEMÁTICA QUEIMADAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Burning Thematic Approach by Project-Based Learning in Science Teaching

Autores: Silvana Ferreira Lima, Enilene da Conceição Nunes e Ronilson Freitas de Souza

Resumo

Este trabalho apresenta experiências educacionais vivenciadas com alunos do contexto educacional amazônico que estudam em classes multisseriadas nos campos marajoaras, partindo de uma problemática socioambiental da comunidade para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Ciências da Natureza. Para tanto, aplicou-se uma intervenção pedagógica baseada na metodologia de projetos, sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental da Vila de Cururu, com alunos dos 4º e 5º anos de classes multisseriadas. Os resultados demonstram que a proposta aplicada é viável para o contexto educacional em questão, pois, propiciou a cooperação, interação e motivação dos alunos, além de fazê-los desenvolver competências e habilidades frente aos problemas socioambientais do cotidiano, promovendo a discussão e assimilação de informações sobre a preservação da biodiversidade local, sem perder de vista as questões ambientais nacionais e internacionais com uma postura ambiental mais responsável e crítica.

Abstract

This article discusses educational experiences with students from the field, starting from a social and environmental problem of the community to stimulate the classes of Natural Sciences. The objective of this work was to apply a methodological proposal to facilitate the process of teaching and learning the concepts of the discipline Natural Sciences in the early years, exploring the theme "burned", problematic existing in the municipality of Salvaterra-PA. The research was conducted at the Municipal School of Elementary Education of Vila de Cururu, with students from the 4th and 5th grade of multiseriate class. The results showed that the project-based methodological proposal is viable for the teaching of Natural Sciences and that students developed educational skills and competences in face of everyday social and environmental problems, leading to discussion and assimilation of information about the preservation of local biodiversity and a more responsible environmental stance, in addition, it was possible to realize that cooperation, interaction and motivation were also positive results of this methodological proposal.

Palavras-chave

educação ambiental, aprendizagem por projetos, metodologias ativas, contexto educacional amazônico.

Keywords

Environmental Education. Socioenvironmental Education. Project Learning. Teaching Methodology.

Texto em PDF