PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E DESPOLUIÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Mixing Separation Processes and Environmental Depollution: a proposal for meaningful learning

Autores: Ayla Marcia Cordeiro Bizerra

Resumo

Tornar o aluno protagonista em seu processo de aprendizagem é um dos maiores desafios do ensino, e certamente é o caminho para proporcionar uma aprendizagem significativa. Esse trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma do 1º ano do ensino médio envolvendo o conteúdo de processos de separação de misturas em situações ligadas à despoluição ambiental. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes como em uma feira de ciências. Realizou-se um teste de conhecimentos prévios para identificação dos conhecimentos dos estudantes e de posse dos resultados, o pesquisador elaborou suas aulas e dividiu os grupos para apresentarem um tema em forma de projeto. Os alunos apresentaram seus temas e aplicaram o seu conhecimento em diversas situações cotidianas, participando ativamente de seu processo de aprendizagem. Sugere-se com essa experiencia que o aluno quando estimulado pode contribuir para que sua aprendizagem seja significativa.

Abstract

Making the student a protagonist in their learning process is one of the biggest challenges in teaching, and it is certainly the way to provide meaningful learning. This paper describes the activities carried out in a first-year high school class involving the content of mixture separation processes in situations related to environmental depollution. The activities were developed and presented by the students as in a science fair. A previous knowledge test was carried out to identify students knowledge and to possess the results. The researcher elaborated his classes and divided the groups to present a theme in the form of a project. Students presented their themes and applied their knowledge in various everyday situations, actively participating in their learning process. It is suggested with this experience that the student when stimulated can contribute to their learning is meaningful.

Palavras-chave

Ensino; Processos de separação; Despoluição ambiental; Aprendizagem significativa.

Keywords

Teaching; Separation processes; Environmental depollution; Meaningful learning.

Texto em PDF