A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS

The history of taxonomy in botanical education from practical activities

Autores: Nathalia Vieira Silva, Dayane Francisca de Sousa, Simone Sendin Moreira GuimarĂ£es, Joao Batista dos Santos e Andrea Ines Goldschmidt

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta prática sobre a história da botânica e taxonomia, para que os alunos compreendessem aspectos pertencentes à história da classificação das plantas no decorrer da história humana e fossem desafiados a construírem um sistema de classificação, levando em consideração o contexto sócio-histórico de diferentes períodos: (1) Pré-História; (2) Idade Antiga (3) Período Clássico, Idade Média e Moderna e; (4) Idade Contemporânea e Botânica Nacional. A atividade foi executada com uma turma de 24 alunos, do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a atividade oportunizou discussões a respeito da construção histórica da taxonomia no estudo das plantas e contribui ainda para que a taxonomia fosse vista como uma construção humana, condição essencial para iniciar uma discussão sobre a NdC.

Abstract

The objective of this work was to elaborate a practical proposal on the history of botany and taxonomy, so that the students understood aspects belonging to the history of the classification of the plants throughout the human history and were challenged to construct a system of classification, taking into account the context socio-historical of different periods: (1) Prehistory; (2) Old Age (3) Classic Period, Middle Ages and Modern Age e; (4) Contemporary Age and National Botany. The activity was performed with a class of 24 students, from the second year of high school in a public school. The results showed that the activity provided opportunities for discussions about the historical construction of taxonomy in the study of plants and contributes to taxonomy being seen as a human construct, an essential condition for initiating a discussion on NdC.

Palavras-chave

história da botânica; natureza da ciência; ensino de ciências.

Keywords

history of botany; nature of science; science teaching.

Texto em PDF