Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física

Presentation and evaluation of support and experimentation materials for the teaching of physics

Autores: Valderez Marina do Rosário Lima, João Batista Siqueira Harres, Regina Maria Rabello Borges, João Bernardes da Rocha Filho

Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.

This paper describes and evaluates a non-commercial modular educational set designed for physics teaching in high school that was developed to support general experiments and to the exclusive application in some experiments in mechanics. It also presents findings of an inquiry through which this set was evaluated based on the answers given to a questionnaire applied to a group of physics students who had used the set in their studies. These findings suggest that this set encourages laboratory activities in the teaching of physics because it seems to facilitate experiments in mechanics, as well as other topics that demand support tools. Students also said that the set offers practicality and enjoyment to experimentation, that the set is easy to be used and reproduced, and that it can be disseminated without further restrictions, allowing the teacher and the school to avoid the high cost of similar commercial products available for the same purpose.

ensino de Física; experimentação; material de sustentação

teaching of physics; experimentation; support materials