O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AUTISTAS

The Teaching of Sciences for Autistics

Autores: Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Fabiana da Silva Kauark e Charles Ferreira Nunes Filho

Resumo

Através da perspectiva de pesquisa-ação são apresentadas possibilidades de potencialização do processo de ensino e aprendizado em ciências com estudantes autistas, por meio da aplicação interventiva de múltiplos métodos no acompanhamento do cotidiano escolar, embasado pela Teoria de Aprendizagem Significativa A proposta foi aplicada numa escola de ensino fundamental da rede Municipal de Vitória–ES e contou com a participação de 4 estudantes no ano letivo de 2017. A análise mostra que práticas pedagógicas específicas podem impulsionar o potencial da aprendizagem, motivadas por ações experimentais, que fogem às ações didáticas tradicionais da sala de aula regular. Bem como, da necessidade específica e singular de adaptações diversificadas do ambiente onde se realizavam as atividades, dos processos pedagógicos e de instrumentos de ensino como os mapas conceituais (modificados). A pesquisa revelou a ampliação do rendimento e da dedicação (foco e motivação) em atividades e avaliações de ciências com esses estudantes.

Abstract

Through the perspective of action research, possibilities of potentialization of the process of teaching and learning in sciences with Autistic students are presented, through the interventional application of multiple methods in the accompaniment of school daily life, based on Meaningful Learning Theory. The proposal was applied in a primary school of the Municipality of Vitória-ES and had the participation of 4 students in the academic year 2017. The analysis shows that specific pedagogical practices can boost the potential, motivated by experimental actions, that escape the traditional didactic actions of regular classroom. From the specific and unique need for diversified adaptations of the environment where the activities were carried out, the pedagogical processes and teaching instruments such as the concept maps (modified), The research revealed an increase in performance and dedication (focus and motivation) in science activities and assessments with these students.

Palavras-chave

Atendimento Educacional Especializado, Aprendizagem Significativa, Pluralidade Metodológica

Keywords

Specialized Educational Attendance, Meaningful Learning, Methodological Plurality

Texto em PDF