EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DA ASTRONOMIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Practical experiments in the classroom: an astronomy approach to physics teaching

Autores: Marcos Vinicius Pereira Cardoso e Jose Francisco da Silva Costa

Ao desenvolver o tema “Experiências práticas em sala de aula: uma abordagem da Astronomia para o ensino de Física”, o presente trabalho tem a ideia de que as metodologias desenvolvidas em sala de aula, quando relacionadas com atividades práticas, fazem aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente em Física. O trabalho procura oferecer subsídios práticos para o desenvolvimento do ensino de Física, que venha contribuir como a compreensão dos conceitos estudados nesta disciplina, a partir do contexto dos alunos. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino de Física e sua repercussão na vida do aluno, obtendo assim uma visão de como eles veem a Física em sala de aula. Todas as práticas desenvolvidas são de simples procedimentos e a os materiais utilizados são de fácil aquisição. Desse modo, é oferecido nesse manuscrito algumas experiências práticas que podem ser realizadas em sala de aula para uma melhor efetivação do processo de ensino-aprendizagem.

In developing the theme "Practical Experiences in the Classroom: An Astronomy Approach to Physics Teaching", the present work has the idea that the methodologies developed in the classroom, when related to practical activities, enhance curiosity and the interest of students, especially in Physics. The work seeks to offer practical subsidies for the development of Physics teaching, which will contribute as an understanding of the concepts studied in this discipline, from the context of the students. In order to reach this proposal, a bibliographical review of the main authors dealing with the issue of physics teaching and its repercussion in the life of the student was carried out, thus obtaining a vision of how they see Physics in the classroom. All the practices developed are simple procedures and the materials used are easy to acquire. Thus, in this manuscript some practical experiences that can be carried out in the classroom are offered for a better realization of the teaching-learning process.

Física; educação; ensino; astronomia.

physics; education; teaching; astronomy.