DA GEOMETRIA DE POSIÇÃO AOS SÓLIDOS DE PLATÃO: REFLEXÃO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA  

From position geometry to platonic solids: a reflection upon an interdisciplinary and contextualized proposal

Autores: Diviane Maria Dias Rodrigues, Andre Mauricio Brinatti e Luciane Grossi

Resumo

Este trabalho relata os resultados da aplicação do Produto Educacional: Da Geometria de Posição aos Sólidos de Platão, utilizado em três turmas do Ensino Médio, em dois colégios da cidade de Ponta Grossa-PR. Trata-se de uma unidade didática composta de dois módulos, cada um dividido em aulas, com planos de unidades, planos de aulas, roteiro do docente e materiais didáticos diversificados. A pesquisa realizada é de cunho qualitativa de caráter interpretativo e de intervenção, sendo apresentadas reflexões dos processos de ensino e aprendizagem relacionadas com as suas aplicações. A análise foi feita a partir de dados obtidos coletivamente, na modalidade de grupos focais com o planejamento de atividades centradas nos discentes, pautada em métodos sociointeracionistas, utilizando-se de uma coleta/registro na formação de um portfólio que continha relatos descritivos qualitativos e/ou quantitativos por grupo baseados no relatório-avaliação. Das análises, observou-se que houve o processo de mediação: entre os discentes, durante as atividades e na plenária; entre discentes e docente, momentos de reparo de dúvidas apresentadas pelos discentes; e por meio da manipulação de materiais e discussões, cujas práticas levaram a observação da Matemática no cotidiano de maneira integrada. 

Abstract

This paper reports the results of the application of the Educational Product: From Position Geometry to Plato Solids, used in three high school classes, in two schools in the city of Ponta Grossa-PR. It is a didactic unit composed of two modules, each divided into classes, with unit plans, lesson plans, the teacher script and diversified teaching materials. The research carried out is of a qualitative nature of an interpretative and intervention nature, with reflections on the teaching and learning processes related to its applications. The analysis was made from data obtained collectively, in the form of focus groups with the planning of activities centered on the students, based on socio-interactionist methods, using a collection / record in the formation of a portfolio that contained qualitative and / or descriptive reports. or quantitative by group based on the evaluation report. From the analyzes, it was observed that there was the mediation process: among the students, during the activities and in the plenary session; between students and teacher, moments of repair of doubts presented by students; and through the manipulation of materials and discussions, whose practices led to the observation of mathematics in everyday life in an integrated manner.

Palavras-chave

Ensino e aprendizagem, educação básica, teoria de aprendizagem de Vygotsky.

Keywords

Teaching and learning, basic educations, Vygotsky learning theory.

Texto em PDF