O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

The study of dual light behavior with mediation of cooperative learning: a qualitative analysis of the photoelectric effect

Autores: Francisco Ivanildo de Sousa e Ana Raquel Pereira de Ataide

Resumo

Considerando a necessidade de novas abordagens metodológicas para o ensino de Física com vistas à formação integral do estudante, descrevemos neste artigo os resultados da aplicação de uma sequência didática aportada nos pressupostos teórico-metodológicos da aprendizagem cooperativa, para estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. Esta metodologia de estudo em pequenos grupos tem se apresentado como recurso promissor para a melhoria do ensino e da aprendizagem na disciplina de Física ao promover a interação entre os pares, a resolução de conflitos, a redução da competividade, a criação de espaços de discussão e o confronto saudável de ideias imprescindíveis para a construção do conhecimento. O objetivo da sequência didática é auxiliar os estudantes na construção qualitativa dos conceitos relacionados à dualidade onda-partícula e ao efeito fotoelétrico. Para tanto, três atividades cooperativas foram propostas sobre a temática e sua aplicação foi viabilizada a partir da utilização dos métodos cooperativos Jigsaw, Think-Pair-Share e Cabeças Numeradas. Os resultados obtidos indicam que as estratégias cooperativas utilizadas favoreceram a construção conceitual esperada.

Abstract

Considering the need for new methodological approaches to physics teaching with a view to the integral formation of the student, we describe in this article the results of the application of a didactic sequence contributed in the theoretical and methodological presuppositions of the cooperative learning, for students of the third year of the public schools in the state of CearĂ¡. This methodology of small group study has been presented as a promising resource for the improvement of teaching and learning in the discipline of Physics by promoting interaction among pairs, conflict resolution, reduction of competitiveness, creation of discussion spaces and the healthy confrontation of essential ide as for the construction of knowledge. The purpose of the didactic sequence is to help students in the qualitative construction of concepts related to wave-particle duality and photoelectric effect. In order to do so, three cooperative activities were proposed on the subject and its application was made possible by the use of the cooperative methods Jigsaw, Think-Pair-Share and Numbered Heads. The results indicate that the cooperative strategies used favored the conceptual construction expected.

Palavras-chave

Efeito Fotoelétrico; Aprendizagem Cooperativa; Ensino de Física; Sequência Didática.

Keywords

Photoelectric Effect; Cooperative Learning; Teaching Physics; Sequence Didactic.