ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES ELÉTRICOS ARTESANAIS COMO PROPOSTA EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE QUÍMICA

Association of handmade electrical resistors as an interdisciplinary experimental research proposal for the teaching of Chemistry

Autores: Leticia Gomes de Melo, Luis Carlos de Morais, Alexandre Augusto Todde Liborio, Raiza Fonseca Xavier Lima, João Vitor Cagliari e Daniel Pasquini

Este artigo tem como objetivo relatar os resultados de uma atividade de pesquisa experimental desenvolvida durante um semestre em que a disciplina de Físico-Química II foi lecionada em um curso de graduação em Química. Os alunos realizaram a construção de circuitos elétricos artesanais utilizando grafite, óxido de grafite, polianilina e polipirrol. Alguns resistores comerciais foram usados como referência. Circuitos elétricos associados em paralelo e em séries foram investigados. A metodologia adotada nesta atividade consistiu em seis etapas: (1) proposta do problema, (2) identificação e exploração de ideias para solução do problema, (3) elaboração de planos de ações, (4) experimentação do planejamento, (5) análise dos dados obtidos e (6) finalização com a resolução do problema. Ao final da atividade foi possível observar bons resultados no processo de ensino-aprendizagem, considerando a participação ativa dos alunos no desenvolvimento conceitual, de autonomia e de trabalho em grupo.

This article aims to report the results of an experimental research activity developed during a semester that Physical Chemistry II was teached in a degree course in Chemistry. The students performed the construction of handcrafted resistors applied in electrical circuits using graphite, graphite oxide, polyaniline and polypyrrole. Some commercial resistors were used as reference. Associated electrical circuits in parallel and series were investigated. The methodology adopted in this activity consisted of six steps: (1) proposal of the problem, (2) identification and exploration of ideas for solving the problem, (3) elaboration of action plans, (4) experimentation with planning, (5) interpretation of the results and (6) finalization with the problem resolution. At the end of the activity it was possible to observe good results in the teaching-learning process, considering the active participation of students in the conceptual development, autonomy and of group work.

Experiência investigativa; Interdisciplinaridade; Ensino de Química; Resistores elétricos.

Experimental inquiry activities; Interdisciplinarity; Chemistry teaching; Electrical resistors.