USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR MEIO DOS SUPERPODERES DOS HERÓIS

The use of comic books to teaching science/chemistry through the superpowers of the heroes

Autores: Janaina Farias de Ornellas e Leticia Gomes de Melo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados acerca de uma aula desenvolvida por uma licencianda em formação inicial durante a disciplina Saberes do Docente em Química, de uma Universidade Federal. A referida aula teve como foco a utilização de História em Quadrinho (HQ) da MARVEL Comics e da DC Comics como recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento de conceitos químicos, e consistiu em três etapas: na primeira etapa fizemos a exposição/explicação de conceitos (átomos, ligações químicas, forças intermoleculares, estados físicos da matéria e tabela periódica) usando como fonte inspiradora os personagens das histórias em quadrinhos; já na segunda etapa, realizamos uma atividade escrita em que foram escolhidos dois personagens, Homem-Aranha e Homem de Gelo, para que participantes pudessem relacionar os conceitos científicos, discutidos anteriormente, com os superpoderes dos personagens, e por fim, a terceira etapa que foi um feedback a respeito do desenvolvimento da aula sob o ponto de vista do futuro professor de química. Nessa perspectiva objetivo deste relato é apresentar uma nova forma de usar o recurso didático HQ como uma ferramenta para introduzir conceitos químicos/ciências e, em igual medida, promover a aprendizagem dos mesmos. Assim, esperamos que nossa proposta de uso da HQ de forma diferente daquelas que encontramos na literatura possa auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos de forma mais significativa para os estudantes.

This article has the objective of presenting results about a class developed by a student teacher training during the discipline Saberes do Docente em QuĂ­mica of the Federal University. The purpose of this class was to use the superhero comic books (HQ) of MARVEL Comics and DC Comics as didactic-pedagogical resource for the development of chemical concepts, and consisted of two steps: in the first stage we did the exposition / explanation of concepts (atoms, chemical bonds, intermolecular forces, physical states of matter and periodic table) using as source of inspiration the superheroes of the comic books; in the second step, we conducted an evaluation activity that were chosen two characters, Spider-Man and Ice-Man, so that the students (Chemistry teacher training) could relate the scientific concepts, discussed previously, with the superpowers of the characters. In this perspective the purpose of this report is present a new way to use the HQ as didactic resource to introduce chemical/sciences concepts and, in the same way, evaluation of learning. Thus, we expect that our proposal to use the superhero comic books (HQ) differently from those found in the literature may assist in the development of concept learning more meaningfully for students.

Ciências; Ensino de Química; Histórias em quadrinhos; Recurso didático-pedagógico; Formação de professores.

Science; Chemistry Teaching; Comics; Didactic-pedagogical resource; Teacher training.