Análise de softwares educativos para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Analysis of educational softwares for mathematics teaching in the first years of elementary education

Autores: Berenice de Oliveira Bona

Existe atualmente uma infinidade de softwares educativos disponíveis no mercado, que exploram os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados nas escolas como um recurso para dinamizar as aulas. Este estudo tem como objetivo apresentar um resumo dos assuntos abordados naqueles que estão voltados para o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental para que possam ser usados pelo professor, como recurso didático para apoiar, reforçar ou complementar as aulas teóricas. Apresenta-se os resultados da pesquisa relativa a análise de 75 softwares educativos ou aplicativos disponíveis na Internet, com uma sinopse dos conteúdos explorados, idioma, licença e endereço para download. O propósito deste estudo, que será usado em pesquisas futuras, é mapear os conteúdos presentes nestas ferramentas a fim de identificar os que apresentam situações-problema que possibilitem a construção dos conceitos de estruturas aditivas e multiplicativas. Também se procurou observar a concepção teórica de ensino presente nestes materiais e se os mesmos são de natureza construtivista ou comportamentalista.

A large number of educational softwares is available today in the market today exploring subject matter contents on a virtual environment, which might be used in the schools as a resource to make classes more dynamic. This paper aims at presenting a summary of the topics involved in those educational softwares directed towards the teaching of mathematics at introductory elementary school level that can be used by the teacher as an instructional aid to support, reinforce or complement theoretical classes. Findings of a study involving the analysis of 75 different softwares available in the Internet are presented in terms of a synopsis of contents, language, license, and download address. The purpose of this analysis, which can be used in future studies is to map the contents present in these tools to identify those that have problem-situations that can help in the construction of the concepts of multiplicative and additive structures. Furthermore, this study attempted to identify the theoretical teaching conceptions underlying these materials, especially in the sense of checking whether or not they are behaviorist or constructivist.

software educativo; sinopse; estrutura aditiva e multiplicativa; behavioristas ou construtivistas

educational software; synopsis; basic mathematics; behaviorist or constructivist