JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTARÉM-PA

Teaching games in biology teaching in EJA in public schools in Santarém-PA

Autores: Soraia Baia dos Santos, Marcia MourĂ£o Ramos Azevedo, Inarianny Alise Pedroso Cavalcante, Adriane Xavier Hager

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar a contribuição do uso de jogos didáticos para o ensino de biologia a educandos oriundos do ensino médio da modalidade EJA de duas escolas públicas em Santarém-PA. Foram usados três métodos de ensino, o tradicional, usando-se apenas a exposição teórica dos conteúdos, o tradicional/lúdico, aliando-se a aula teórica com a inserção subsequente de dinâmica de jogos em grupos, e o lúdico, aplicando-se somente a prática da dinâmica sem a abordagem teórica precedente sobre a temática. Participaram deste estudo 53 estudantes de seis classes, onde foi aplicado um método de abordagem temática por classe em cada uma das duas escolas que participaram desta pesquisa, sendo o tema da aula selecionado em comum acordo com os professores: “Reprodução Humana”. Os materiais lúdicos utilizados foram jogos didáticos intitulados: “sistemas reprodutores e, caminhos da fecundação”. A coleta de dados foi feita através da aplicação preliminar e posterior de questionários semiestruturados, além de relatos orais e observações descritivas como forma complementar de informações. Os resultados demonstraram que a prática didático-pedagógica de dinâmicas em grupos como os jogos educativos aplicados a alunos da modalidade EJA, apresenta-se satisfatória para o processo ensino-aprendizagem quando encontra-se associada à aula teórica precedente, pois deste modo propicia a reflexão de concepções e aprendizados.

Abstract

This research sought to verify the contribution of the use of didactic games for the teaching of biology to students from high school in the EJA modality of two public schools in Santarém-PA. Three teaching methods were used: the traditional one, using only the theoretical exposition of the contents, the traditional/playful one, combining the theoretical class with the subsequent insertion of group game dynamics, and the playful one, applying only the practice of dynamics without the previous theoretical approach on the subject. 53 students from six classes participated in this study, where a thematic approach method by class was applied in each of the two schools that participated in this research, with the class topic being selected in common agreement with the teachers: Human Reproduction The playful materials used were educational games entitled: reproductive systems and ways of fertilization. Data collection was carried out through the preliminary and subsequent application of semi-structured questionnaires, in addition to oral reports and descriptive observations as a complementary form of information. The results showed that the didactic-pedagogical practice of dynamics in groups such as educational games applied to students of the EJA modality, is satisfactory for the teaching-learning process when it is associated with the previous theoretical class, as this way provides reflection of conceptions and learnings.

Palavras-chave

Jogos; Ludicidade; Metodologia de Ensino.

Keywords

Games; Playfulness; Teaching Methodology

Texto em PDF