Mapas conceituais como instrumentos de avaliação na educação de jovens e adultos

Concept maps as tools for evaluation of youth and adult education

Autores: Wilson Leandro Krummenauer, Sayonara Salvador Cabral da Costa

Neste artigo relatamos uma experiência bem sucedida de ensino de Física com uma turma do Ensino Médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida em uma escola privada localizada em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS. O trabalho foi desenvolvido a partir das dificuldades percebidas no uso de operações matemáticas simples e pela dificuldade no entendimento de alguns conceitos físicos. Percebemos ao longo da proposta certa dificuldade inicial na construção dos mapas, dificuldade esta que foi sendo superada ao longo do projeto. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

In this paper we report a successful experience of teaching physics to a high class school in the Youth and Adult Education (EJA) form in which we used the construction of concept maps as evaluation tools. The proposal presented here was developed in a private school located in a city of the metropolitan region of Porto Alegre, RS, Brasil. The work was developed from the perceived difficulties in the use of basic mathematics and the difficulty in understanding some physical concepts. In the implementation of the proposal we realized some difficulty in constructing the maps, but that difficulty was overcome during the project. The final versions of the concept maps constructed show a growth in the conceptual level and the establishment of proper relationships and hierarchies between concepts.

Ensino de Física; mapas conceituais; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa

Physics Teaching; concept maps; Education of Young and Adults; Meaningful Learning