Da Matemática ao humor: relato de um trabalho de ensino de ciências através dos quadrinhos

From mathematics to humour: report on science teaching Through comics

Autores: Francisco Caruso, Cristina Silveira

Neste artigo discute-se o quanto a dificuldade que a maioria dos alunos dos primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental apresenta em relação ao Ensino de Ciências depende de deficiências em Matemática e da não existência de laboratórios. Faz-se um relato de como trabalhar com quadrinhos e tirinhas pode contribuir para que o professor, em sala de aula, consiga ensinar, num primeiro momento, vários conceitos de ciências de uma forma mais lúdica sem necessariamente recorrer à matematização dos fenômenos físicos.

In this paper the difficulties that many students of the first and second segment of Fundamental School present are argued to be related to difficulties in Math as well as to the non-existence of laboratories. An experience on how to work in classroom with comics and comic strips is described and is shown to be useful for a first approach to Science without running over Math.

ensino de física; física; experiência pedagógica; quadrinhos

physics teaching; physics, pedagogical experience; comics