Elaboração de tabelas periódicas para a facilitação da aprendizagem de alunos portadores de deficiência visual

Preparation of periodic tables for facilitating the learning of students with visual impairment

Autores: João Batista Moura de Resende Filho, Liliane Rodrigues de Andrade, Kércya Vieira de Sousa, Kyara Andressa Cavalcanti Limeira, Poliane Karenine Batista

A Educação Inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional atual. O processo de inclusão educacional no contexto social hodierno é de suma importância. Sob essa perspectiva, o presente projeto objetivou elaborar tabelas periódicas que facilitassem o ensino-aprendizagem de Química para alunos do Ensino Médio portadores de deficiência visual. Os referidos materiais didáticos foram elaborados com materiais alternativos e de baixo custo, utilizando-se, também, a escrita braille. A utilização dessas tabelas periódicas durante a explanação de um determinado tema facilita a aprendizagem de alunos deficientes visuais, aumentando sua interação com esse conhecimento. O desenvolvimento de recursos didáticos para esses alunos demonstrou uma importância ímpar para a facilitação da aprendizagem, efetivando, de certo modo, os anseios da Educação Inclusiva.

Inclusive Education is one of the biggest challenges of the current educational system. The process of educational inclusion in today's social context is of paramount importance. From this perspective, this project aimed at the produce periodic tables that facilitate the teaching-learning in chemistry for students of high school with visual impairments. These materials were developed with alternative and low-cost materials, using also, the braille writing. The use of these periodic tables during the explanation of certain theme facilitates the learning of visually impaired students, increasing their interaction with a certain knowledge. The development of educational resources for these students has a unique importance for the facilitation of learning, reaching, to some extent, the desire of Inclusive Education.

deficiência visual; educação inclusiva; tabela periódica

inclusive education; periodic table; visual impairment