Uma proposta didática para a elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomos, moléculas e substâncias

A didactic proposal for the elaboration of the chemical thought on chemical element, atoms, molecules and substances

Autores: Edson José Wartha, Lorena Costa Alves, Maria Eugênia Cavalcante Sanjuan, Claudia Viana dos Santos

Este artigo descreve e avalia o uso de clipes de papel como modelo de partículas destinado ao ensino dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico e substância, no Ensino Médio, desenvolvido para uma melhor elaboração conceitual. O material foi avaliado em sala de aula, em um grupo de formação inicial e continuada de professores de química, que utilizaram o material junto a seus alunos. Os resultados sugerem que o uso de clipes como modelos de partículas permite uma elaboração mais adequada para os conceitos abordados.

This paper describes and evaluates the use of paper clips as models of particles in the teaching of the atom, molecule, chemical element, and substance concepts, at secondary school, aiming at a better conceptual elaboration. The material was evaluated in the classroom, with a group of chemistry teachers' initial and continued formation, that used the material with their students. The results suggest that the use of clips as models of particles allows a more appropriate elaboration for the approached concepts.

conceitos químicos, elaboração conceitual, dificuldades de ensino e aprendizagem em Química, propostas de ensino

chemical concepts, conceptual elaboration, teaching and learning difficulties in chemistry, teaching proposals