Aplicação de módulo didático com o tema nutrição a alunos do ensino fundamental

Application of a Teaching Module with the theme Nutrition to Elementary School Students

Autores: Rafael Castoldi, Ana Caroline Foganholo Biazetto, Daniela Frigo Ferraz

Resumo

Trabalhar com nutrição nas escolas é de fundamental importância, pois o que mais se fala é em comer bem e saudavelmente. Assim, encontra-se uma grande preocupação, com os alunos da educação básica, em relação com a representatividade do alimento e o ato de comer, bem como o conhecimento e a valorização da alimentação para a saúde. Desta forma, foi proposto este trabalho na qual objetivou buscar nos alunos do ensino fundamental, em quatro turmas de 6ª e 7ª séries de dois colégios estaduais da cidade de Cascavel, quais são os principais alimentos que os alunos gostam e quais eles não gostam, para se ter uma idéia de como está a alimentação deles, e a partir disto trabalhar a temática Nutrição, de maneira lúdica, para os alunos afim de buscar neles o entendimento do assunto. Assim, Conclui-se, a partir do questionário e as discussões feitas com os alunos em sala, que eles possuem uma alimentação não adequada, levando muitas vezes a obesidade e a problemas de saúde. Após a aplicação do módulo didático, com o tema Nutrição, observou-se que os alunos, sabem quais alimentos são importantes a sua saúde e quais não são, apenas não possuem uma consciência dos problemas que alguns tipos de alimentos podem causar com o passar do tempo. E com a aplicação do módulo pode-se mostrar estes tipos de questões, levando ao aluno uma discussão consigo mesmo e até com sua família sobre uma alimentação adequada.

Abstract

Working with nutrition in schools is of paramount importance, because there is much talking about eating well and healthily. Thus, there is a major concern, with students of basic education in relation to the representation of food and eating, as well as knowledge and appreciation of food for health. Thus, this work was proposed aiming to look at elementary school students in four classes of 6th and 7th grades of two state schools in the city of Cascavel, Brazil, what are the main foods that students like and what they do not like to get an idea of how that powers them, and from this to work the theme Nutrition, in a playful manner, with the students in order to get them to understand the subject. Therefore, it follows from the questionnaire and discussions made with the students in the classroom that they are not eating properly, often leading to obesity and health problems. After applying the teaching module, with the theme of Nutrition, we noticed that students know what foods are important to their health and which are not, however, they do not have an awareness of the problems that some foods can cause over time. And with the implementation of the module we can display these types of issues, leading to a student discussion with himself and even his family about proper nutrition.

Palavras-chave

Atividades Lúdicas, Recursos Didáticos, Nutrição

Keywords

Playful Activities, Educational Resources, Nutrition

Texto em PDF