Blog do Instituto

Artigos e notícias publicados pelos professores e colaboradores da página do Instituto.

Interessado em publicar algo nesta seção? Faça o login no site, através do menu principal, e escreva o seu artigo na seção de "Usuários do Site"

OPOSIÇÃO E MÁXIMA APROXIMAÇÃO DE MARTE EM 2016

Escrito por Jorge Faria em . Publicado em Blog do Instituto

Na noite do 22 de maio a terra estará entre o Sol e Marte o fenômeno é chamado de oposição, pois Marte e o Sol estão em posições oposta, visto da Terra, Marte surge no céu do lado oposto ao Sol. Este fenômeno ocorre aproximadamente a cada 26 meses.   Devido à oposição, em 30 de maio Marte atingirá a melhor posição de observação desde 2005, quando ficará a 76 milhões de quilômetros da Terra e poderá ser observada mais brilhante que qualquer estrela no céu. Ambas datas serão favoráveis para a observação do planeta vermelho.

O instituto de Física da UFMT acompanhando os principais eventos do calendário astronômico 2016 está promovendo para os dias 25 e 26 de maio, a partir das 18:30 horas uma observação pública com uso de telescópios, onde além do planeta Marte será possível observar também os planetas Júpiter e Saturno. Durante a observação também serão realizadas fotos dos planetas com câmeras apropriadas com o objetivo que o público assistente possa levar para casa uma lembrança deste fenômeno que só voltará a ocorrem em julho de 2018 (um exemplo das fotos que o público poderá levar para casa na foto abaixo).

Foto – Os planetas Marte, Saturno e Júpiter com “Io” uma das suas luas, foto feita no campus da UFMT no dia 14-05-16 as 23:30 horas pelo  Prof. Pablo  Munayco Solorzano do IF.

Transito de Mercúrio

Escrito por Pablo Munayco em . Publicado em Blog do Instituto

O trânsito de Mercúrio, é o nome dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. Em 2016, o fenômeno ocorrera o dia 09 de maio e será visível em todo Brasil. O transito terá início às 7h12min (horário de Cuiabá) e terminara as 14h42min.

O trânsito poderá ser observado do câmpus da UFMT – Cuiabá estaremos iniciando a observação a partir das 7h até o fim do trânsito. Disponibilizaremos no estacionamento atrás da biblioteca para o público assistente dois telescópios equipados com filtro solar o que garante uma observação segura, será possível também fazer fotos com celular.

Descobrindo o céu de Cuiabá: dia 08/04/2016

Escrito por Jeferson de Oliveira em . Publicado em Blog do Instituto

Dia 08 de abril é o dia nacional de Astronomia e aqui em Cuiabá vamos comemorar junto com o aniversário da cidade. O Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso estará realizando o evento Descobrindo o céu de Cuiabá, com início às 8:45 da manhã no auditório do Instituto de Física (sala 199). Serão oferecidas oficinas, palestras, exposição de banners, filmes e à noite observaremos o céu com telescópios.

Todos os interessados devem realizar sua inscrição através da página do evento no link abaixo

Inscrições e Informações

Convite: Aula Inaugural do MNPEF 2014

Escrito por Jeferson de Oliveira em . Publicado em Blog do Instituto

A coordenação do MNPEF Polo UFMT_Cuiabá, convida a todos a participarem da aula inaugural do MNPEF que ocorrerá no dia 05/09/2014 às 15h no auditório do IF.

Título: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física: expectativas e desafios

Palestrante: Profa. Dra. Eliane Veit (UFRGS)

Resumo:

O MPEF é uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores de Física que estejam efetivamente atuando em sala de aula. Partindo do anseio desses professores em qualificarem suas práticas profissionais, este programa pretende estimular a articulação entre conteúdos de Física e os conhecimentos pedagógicos de modo a melhorar o Ensino de Física no País. Além de oferecer oportunidades para que os professores reflitam criticamente sobre o contexto educacional em que estão inseridos, o programa tem por meta atualizar seus conhecimentos científicos, pedagógicos, metodológicos e tecnológicos. Espera-se que essa atualização propicie condições para que os professores possam repensar suas práticas docentes, contextualizando e problematizando suas atividades de ensino na busca de uma aprendizagem de Física que faça sentido para quem aprende. Como parte de seu trabalho para concluir o curso, cada mestrando deverá desenvolver um produto educacional a ser disponibilizado para a comunidade. Nesta aula pretende-se discutir expectativas e desafios associados à caminhada que ora se inicia neste Polo.

Reviw on bokmaker Number 1 in uk http://w.artbetting.net/ William Hill
Full Reviw on best bokmaker - Ladbrokes http://l.artbetting.net/ full information
UK Bookmaker http://f.artbetting.net
BIGTheme - Free Templates