Blog do Instituto

Prêmio de Acolhimento aos Calouros 2019/1

Publicado em: 12/05/2019

O Centro Acadêmico de Física "Prof. João Vasconcellos Coelho", recebeu no dia 06 de maio de 2019, o Prêmio de Acolhimento aos Calouros 2019/1, entregue pela Professora Lisiane Pereira de Jesus - Pró-Reitora de Ensino de Graduação, do Professor Evandro Aparecido Soares da Silva – Vice-Reitor da UFMT e Cristiano Maciel – Diretor Geral da Uniselva. Foi premiado o Centro Acadêmico que apresentou a melhor organização de recepção da Semana do Calouro 2019/1.

Parabenizamos o Centro Acadêmico e sua gestão.


Físico, O profissional

Publicado em: 18/12/2018

Escrito por Sérgio R de Paulo em 01 Março 2013


O Instituto de Física da UFMT conta com uma experiência de mais de 20 anos no que diz respeito à formação de professores para o Ensino Médio. Embora o curso de Licenciatura em Física tenha colocado no mercado centenas de profissionais nesse período, o déficit de professores no Estado de Mato Grosso ainda é uma ordem de grandeza maior que o número de professores capacitados. Pode-se dizer, portanto, que o licenciado em Física tem o emprego garantido.


Recentemente, com a criação do Curso de Bacharelado em Física e com a consolidação de três programas de mestrado e um de doutorado a opção pela profissão como físico oferece possibilidades mais amplas, que estão além do estudo de temas fascinantes como a origem do Universo, o mundo subatômico e a alta tecnologia.

O que, em geral, as pessoas têm dificuldade de entender é que a Física, como profissão, oferece possibilidades que estão muito além da Física. Quer seja no curso de licenciatura ou bacharelado, a formação do físico compreende um forte exercício de reflexão sobre como se dão os diversos processos por trás dos fenômenos naturais e feitos pelo homem, por mais complexos que sejam. Por esse motivo, os físicos já estão sendo contratados pelas mais diversificadas empresas, dos mais variados setores da economia, como instituições financeiras, governamentais e empresas que empregam alta tecnologia. Não é raro ver físicos assumindo cargos de liderança em empresas e em órgãos governamentais. Isso ocorre porque o físico é capacitado a resolver problemas complexos de difícil solução.


 O Instituto de Física – dada a sua força e tradição na pós-graduação - pode se orgulhar de receber pessoas de todas as classes sociais e devolvê-los à sociedade como doutores. Certamente é uma das profissões que representam um dos maiores ganhos sócio-econômicos nesse país.