Graduação


O Insittuto de Física tem como propósito laurear a todos aqueles que tenham curiosidade pelo mundo natural



Física - Licenciatura Plena


"Dedica-se a disseminação do saber científico em Física em diferentes instâncias."

"A palavra licenciado tem origem no latim licentiare - dar liberdade, dar permissão, outorgar uma faculdade - Trata-se de um vocábulo derivado do verbo impessoal licere -estar permitido, ser lícito e portanto ser de livre execução. Entre nós, um licenciado é quem obteve uma licenciatura , titulação universitária que lhe garante a liberdade e a legitimação do exercício social de um saber. Portanto, o licenciado é aquele que tem autorização para ensinar."


Primeiro curso criado no antigo departamento de FÍSICA-QUÍMICA, em 1972. Passou por várias remodelações, e a atual estrutura acadêmica foi criada e implementada em 2009. 


 Resolução Nº 108 de 06/07/2009 - Resulução CONSEPE da implementação da atual estrutura curricular.


Para mais informações, acesse o site do curso, no endereço:

http://fisica.ufmt.br/licenciatura/



Física - Bacharelado


"A universidade mais antiga do mundo é a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada no ano 1088. Nessa e nas futuras universidades medievais, quando os alunos terminavam seus estudos e se formavam, eram coroados com as folhas do louro, mas com um louro que tivesse seus frutos, chamados bagas, para simbolizar que tinha coalhado o fruto do estudo e o desejo de aprender. Por esse motivo, esses novos profissionais eram chamados de "laureados com bagas", que em latim era dito "baccalaureatus".


Esse é o vocábulo do qual procedem as palavras Bacharelado e Bacharel.

O curso de Física Bacharelado foi implementado em 2009, o curso de bacharelado em Física visa o estudo de grande variedade de fenômenos naturais, desde aqueles que ocorrem em escalas subatômicas, envolvendo as partículas fundamentais, até aqueles associados ao comportamento do Universo como um todo. Para isso, precisa desenvolver habilidades e conhecimentos específicos, usando técnicas matemáticas e computacionais. Deve ter habilidade para realizar experimentos que permitam sistematizar e validar conhecimento. 


 Resolução Nº 108 de 22/09/2008 - Resolução CONSEPE da implementação da atual estrutura curricular.


Para mais informações, acesse o site do curso, no endereço:

http://fisica.ufmt.br/bacharelado



Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática


Implementado em 2007, o Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática tem como objetivo formar professores de ciências do nível fundamental numa perspectiva multidisciplinar. É vinculado à Universidade Aberta do Brasil (O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância hoje regida pela SETEC - Secretaria de Tecnologia Educacional) funcionando em pólos no interior do Estado de Mato Grosso, em convênio com nove municípios: Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Pontes e Lacerda, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Diamantino, Guarantã do Norte e Pedra Preta,todos com graduação já concluída em 2011.Os 7(sete) novos municípios com cursos em andamento tiveram início em 2017 e previsão de conclusão em 2021 são: Aripuanã,Canarana,Colíder, Cuiabá, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira e Diamantino.


 Resolução Nº 65 de 20/09/2012 - Resolução CONSEPE da implementação da atual estrutura curricular.


Para mais informações, acesse o site da UAB/SETEC/UFMT, no endereço:

https://setec.ufmt.br/

Telefone de contato UAB/SETEC: 3615-8242