Proposta metodológica para aprendizagem de Geociências na Educação Básica

Methodological Proposal for Geosciences Learning on Basic Education

Autores: Regis Alexandre Lahm, André Henriques, Donarte Nunes dos Santos Júnior, Regina Maria Rabello Borges

Resumo

Este artigo aborda a introdução de novas tecnologias como o sensoriamento remoto e o geoprocessamento no ensino fundamental e médio. Apresenta o trabalho interdisciplinar realizado no Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), que recebe e orienta alunos de escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, pública e privada, no contexto de oficinas didático-pedagógicas. Esse trabalho encontra-se em processo de avaliação mediante pesquisa, mas resultados preliminares já evidenciam intensa participação e interesse dos alunos, bem como contribuição à formação inicial e continuada de professores de Ciências e Geografia.

Abstract

This paper discusses the introduction of new technologies such as remote sensing and GIS in elementary and high school. It presents an interdisciplinary work performed at the Laboratory of Image Processing and Geoprocessing (LTIG), which receives and guides students in schools of the state of Rio Grande do Sul, public and private, in the context of didactical and pedagogical workshops. This work is in the process of evaluation through research, but preliminary results already show intense interest and participation of students as well as contribution to the initial and continuing training of Science and Geography teachers.

Palavras-chave

Aprendizagem de Geociências; sensoriamento remoto, Geoprocessamento; Oficinas didático-pedagógicas

Keywords

Geosciences learning; Remote sensing; Geoprocessing; Didactic and pedagogical workshops

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