Formação de licenciandos em matemática - vivências e experiências de uma situação de ensino

Teacher preparation in mathematics - experiences of a teaching situation

Autores: Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon, Vinícius Pazuch

Resumo

O artigo apresenta contribuições à formação inicial de professores de matemática, com enfoque na descrição, na problematização e na análise da vivência de uma situação de ensino ? ?Investigando Diagonais?, na disciplina de Prática de Ensino IV: Matemática no Ensino Fundamental, do Curso de Matemática - Licenciatura, de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul. O material empírico do estudo constitui-se de dois instrumentos de análise: do planejamento dos docentes - notas de aula - e dos relatórios de três licenciandos. O material empírico é analisado a partir de três momentos marcantes, que são apresentados, separadamente, para enfatizarmos a processualidade da situação de ensino: primeiro momento ? apresentação da atividade e discussão do contrato didático; segundo momento ? discussão, produção e formalização dos saberes disciplinares, via situação de ensino; terceiro momento ? potencialidade da situação de ensino para ensinar e aprender matemática na Educação Básica. E como contribuição, pontuamos que a vivência a partir de situações investigativas na formação inicial produz marcas nos licenciandos que são significativas à articulação dos saberes da docência, balizando as experiências constitutivas para o exercício da profissão na Educação Básica.

Abstract

The paper presents contributions to the training of mathematics teachers, focusing on description, questioning and analyzing the experience of a teaching situation - "Investigating Diagonals," in the subject of Teaching Practice IV: Mathematics in Elementary Education, of the Mathematics Degree of a University of Rio Grande do Sul, Brazil. The empirical study consisted of two analytical tools: the planning of teaching - lecture notes - and the reports of three undergraduates. The empirical material is analyzed from three moments, which are presented separately to emphasize the processuality of the teaching situation: first moment - presenting the activity and discussion of didactic contract; second moment - discussion, production and finalization of disciplinary knowledge via teaching situation; third moment - potential of the situation of education for teaching and learning mathematics in basic education. And as a contribution, we stress that the experience from the initial investigative situations produces marks in the prospective teachers that are meaningful in the articulation of the teaching knowledge, underlining constitutive experiences to the professional exercise in Basic Education.

Palavras-chave

Situação de Ensino; Prática de Ensino; Investigações Matemáticas; Vivência e Experiência

Keywords

Teaching Situation; Teaching Practice; Mathematical Investigations; Teaching Experience

Texto em PDF